Aged revoga obrigatoriedade de vacinação de bovinos e bubalinos contra raiva em 43 municípios

A vacinação antirrábica volta a ser opcional em todo o Maranhão. O controle da raiva dos herbívoros continuará sendo feito pela Aged por meio da captura de morcegos e outras ações.

Desde o dia 16 de janeiro, a vacinação de animais suscetíveis à raiva dos herbívoros passou a ser exigida somente em casos de foco. A medida entrou em vigor após a publicação da Portaria Nº 006, de 10 de janeiro de 2017, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA), no Diário Oficial do Estado. Segundo a Agência, a decisão foi tomada em virtude dos resultados positivos obtidos no combate à raiva dos herbívoros nos últimos dois anos.

A vacinação anual de bovinos e bubalinos contra raiva era obrigatória em 43 municípios maranhenses desde a publicação das portarias Nº 602/2015, de 10 de agosto de 2015, e Nº 687/2015, de 02 de Setembro de 2015. Açailândia, Pinheiro e Zé Doca estavam entre os municípios onde as portarias vigoravam. Na prática, a obrigatoriedade implicava a restrição do trânsito de animais não vacinados.

De acordo com a responsável pelo Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) na Aged/MA, Sonivalde Santana, a medida tinha sido tomada devido à existência, nos municípios indicados, de abrigos de morcegos hematófagos, além de registros de ataques e óbitos de pessoas e animais e baixas comprovações de vacinação antirrábica, aliados aos fatores ambientais favoráveis para o desenvolvimento do morcego Desmodus rotundus, principal transmissor da doença.

Com a adoção da vacinação obrigatória, o cenário melhorou. “Após um estudo epidemiológico das áreas de ocorrência de raiva no Maranhão, observamos a ausência de focos da doença nos últimos dois anos nos 43 municípios onde a vacinação era obrigatória. Além disso, conseguimos aumentar o índice de vacinações nessas áreas”, destaca Sonivalde Santana.

Segundo dados da Aged/MA, em 2016, foram contabilizadas 2.617.036 vacinações. E, desde 2015, a Aged realizou 97 ações de captura de morcegos hematófagos e capturou 243 morcegos. Cada espécime capturado pode eliminar até 20 outros morcegos, pelo hábito da lambedura entre eles no abrigo. “Daqui para frente, vamos intensificar a vigilância de animais suspeitos, controlar a população do morcego hematófago Desmodus rotundus, aumentando o cadastramento e monitoramento dos abrigos e as ações de captura de morcego. Também investiremos na caracterização das áreas de risco, que será a principal ferramenta de trabalho do PNCRH/MA nos próximos anos”, garante a veterinária.

Sonivalde Santana ainda reforçou a importância da conscientização dos produtores para o êxito do controle da raiva no estado. “A vacinação é uma das principais formas de prevenção da doença. É importante que o criador continue vacinando seu rebanho para não baixar os índices vacinais do estado. É fundamental também que ele comprove a vacinação nos escritórios da Aged/MA para facilitar nossas análises e estratégias para o andamento do Programa”, ressaltou.