Unidades Regionais de Balsas, Chapadinha e Imperatriz realizam vacinação assistida

Já a Unidade Regional de Caxias realizou o recebimento de vacinas contra febre aftosa

02/12/2021 16:05

As Unidades Regionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão de Balsas, Chapadinha e Imperatriz realizaram a vacinação assistida para febre aftosa em propriedades rurais nos municípios de Carolina, Riachão, Chapadinha, João Lisboa e Imperatriz. Mais de 900 animais foram inspecionados durante a fiscalização da vacina.

As vacinações assistidas, fiscalizadas e oficiais, têm como objetivo dar orientação sob as boas práticas de vacinação aos pequenos produtores e fazer o acompanhamento da imunização em propriedades que apresentem maior potencial de risco para o programa, para certificar a aplicação da vacina garantindo a prevenção dos rebanhos existentes.

Durante a vacinação ensina-se ao criador como vacinar o gado, qual a quantidade de gelo para manter a temperatura adequada da vacina, são dadas as noções de higienização dos instrumentos usados durante a vacinação, além do local e forma de aplicação corretos, todas essas orientações visam garantir o bem-estar do animal e eficiência do produto biológico.

Recebimento de vacinas

Já a Unidade Regional da AGED de Caxias, através da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Timon, realizou o recebimento e a conferência de vacinas em 2 estabelecimentos situados em Timon.

Nesta atividade foi verificado o acondicionamento do imunizante em caixas de isopor refrigeradas a fim de manter a temperatura adequada. Durante a fiscalização, são conferidos o laboratório, o lote, a data de fabricação, bem como a validade em que devem estar todos em conformidade com a nota fiscal.