Unidade Regional de Imperatriz realiza recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos em Ribamar Fiquene

Visando ressaltar a importância do uso correto de agrotóxicos e da devolução das embalagens vazias, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) por meio da Unidade Regional de Imperatriz, em parceria com a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart) e a Secretaria municipal de agricultura de Ribamar Fiquene, realizou pela terceira vez o recebimento itinerante de embalagens vazias no município.

Recebimento Itinerante Ribamar Fiquene

As ações de panfletagens e instalação de pontos de recebimento aconteceram na zona rural do município de Ribamar Fiquene, nos povoados Brejão, Jabuti, São José, Juçara, Tabuleirão, Canto da Mata, Tabatinga e no Assentamento Boa União. Sendo estabelecido um prazo de 10 dias para que os agricultores pudessem realizar a devolução dos seus vasilhames. No último dia do Recebimento Itinerante as embalagens foram recolhidas e levadas para a sede do município, onde foi celebrado o dia “D” do recebimento dessas embalagens. Na ocasião, foram oferecidos aos trabalhadores rurais exames de glicemia, aferição de pressão, exames médicos e aplicação de vacina contra Tétano, por meio da parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

O objetivo deste projeto é conscientizar os pequenos e médios agricultores do manuseio correto dos agrotóxicos e do cumprimento da devolução das embalagens dentro do prazo legal de um ano, contado a partir do dia da nota fiscal de compra do produto. Ao todo, foram instalados oito pontos de recebimento na zona rural do município e cerca de 602,66 kg de embalagens vazias foram devolvidas.

Recebimento Itinerante Ribamar Fiquene (3)

Para o agricultor do povoado Tabuleirão, João Vital “É uma grande satisfação poder participar deste grande evento e também poder devolver nossas embalagens vazias de veneno. Pois, estamos conscientes de que estamos de acordo com a lei, além de está preservando nosso meio ambiente.”

O Fiscal Estadual Agropecuário da AGED, André Gonçalves destacou que “Diferentemente de outros anos, durante as ações de panfletagem nos povoados pudemos notar que os agricultores estavam guardando seus vasilhames para o dia do recebimento itinerante para fazer a devolução, o que nos mostra a conscientização da população, indicando bons resultados das nossas ações.”