Técnicos da AGED participam de Curso de Primeira Resposta em Emergência com Produtos Perigosos

curso balsas

Técnicos da Unidade Regional de Balsas e São João dos Patos, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA), participaram do curso de primeira resposta em emergência com produtos perigosos, realizado entre os dias 17 e 19 de junho, no Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, de Balsas.

O curso foi ministrado pelos instrutores Major Amaral e Tenente Isael dos Batalhões de São Luis e Imperatriz, respectivamente, e teve como finalidade proporcionar aos participantes o desenvolvimento de suas habilidades técnicas que serão necessárias para reconhecer, avaliar e realizar o atendimento inicial em uma situação de emergência, envolvendo produtos perigosos no nível de primeira resposta, no intuito de conter o perigo imediato até o acionamento e chegada dos órgãos responsáveis.

Foram realizadas aulas práticas, através de testes escritos e de desempenho, em simulação de acidentes com produtos perigosos, exigindo dos participantes um ótimo preparo físico e controle emocional. Um dos momentos mais praticados e cobrados foi o do uso de equipamentos de proteção individual, onde os alunos conheceram, vestiram e usaram na prática, todos os modelos disponíveis, desde o EPI (Equipamento de Proteção Individual) comum, até o EPI encapsulado, com respiração através de cilindros de ar comprimido. Também foi realizada uma Blitz na BR 230, para que pudessem conhecer todos os equipamentos e documentos obrigatórios exigidos em um veículo que transporta produtos perigosos.

O Tenente Coronel Marcello, comandante do Batalhão de Bombeiros de Balsas ressaltou a importância da parceria existente entre as instituições privadas e principalmente públicas como a Aged-MA, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. “Esta parceria vem proporcionando momentos de muita interação na troca de conhecimentos e também nas ações realizadas em conjunto, pois os resultados sempre ocorrem de maneira extremamente satisfatória”. Afirmou o Tenente Coronel.

Na avaliação dos técnicos da Aged, Eugênio Pacelli, Marcos André e Acilon da Silva, este foi um dos cursos mais completos e proveitos de todos que  já participaram, pois tudo que tinham conhecimento na teoria, foi visto na prática.

Diego Amaral, Chefe da Regional de Balsas, que também participou do curso , falou do quanto o conhecimento adquirido nesses dias contribuiu para melhor capacitá-los profissionalmente.  ” A equipe da nossa regional estará dentro da sua área de competência participando, colaborando e agindo de forma conjunta com os parceiros, no sentido de sempre zelar pela nossa defesa agropecuária e o meio ambiente. Completou Diego.