Aged participou de evento realizado pela Prefeitura do Município e voltado para produtores de suínos da região
Produtores de suínos do município de Santa Helena participaram, no dia 18 de dezembro, de um seminário com o tema “Tendência Técnica na Produção de Suíno”, promovido pela prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) foi convidada para ministrar palestras sobre o assunto e orientar os produtores, já que a carne suína é bastante consumida no município e alguns animais têm apresentado problemas de saúde, como paralisia nos membros.
De acordo com o fiscal estadual agropecuário da Aged, Lauro de Queiroz Saraiva, responsável pela execução do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS), o Seminário foi uma forma de esclarecer os produtores sobre vários aspectos relacionados à suinocultura, bem como aproximá-los da Aged. Também foi destacado, durante o evento, o Plano Estratégico que será utilizado para erradicar a Peste Suína Clássica (PSC) na Zona não Livre (ZnL) do Brasil, nos próximos anos, para alcançar o status sanitário de país livre da doença.
“O intuito maior foi motivar o produtor rural no investimento adequado e econômico na produção de suínos, no planejamento das ações, como também na conscientização de uma criação responsável dos animais, abordando temas que vão desde a compra de insumos e matérias primas, sanidade dos animais, cadastros de propriedades, produtores e seus animais, finalizando com a importância e as necessidades do trânsito de qualquer animal de produção, com a Guia de Trânsito Animal, a GTA. Os criadores de suínos também foram informados que, em qualquer suspeita de doenças ou mortalidade em seus suínos/porcos, devem notificar imediatamente um escritório da Aged do seu município”, destacou Lauro de Queiroz Saraiva.
Participaram ainda do seminário, pela Aged, o fiscal estadual agropecuário Abilio Alves da Silva Neto, a gestora da Unidade Regional de Pinheiro, Larissa Mendes, e os fiscais estaduais agropecuários da regional José Maria Dominice e Sebastião Lobato, além do engenheiro agrônomo da Aged em Santa Helena, Marcone Moreira. “O evento foi de extrema importância, não só para o município de Santa Helena, mas para a regional de um modo geral. Através deste trabalho tivemos a oportunidade de informar os criadores de suínos da necessidade do controle sanitário de seus rebanhos, bem como fortalecer a parceria da agência com os municípios”, ressaltou Larissa Mendes.
Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/aged.ma
Facebook: www.facebook.com/aged.ma
Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao