Serviços essenciais da AGED continuam durante o distanciamento social

O trabalho dos servidores garante que a produção maranhense não pare

Por Suyane Scanssette
22/04/2020    16:21

Os serviços essenciais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) continuam durante o período de isolamento, que é uma medida de prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19). As atividades essenciais da Agência (como, por exemplo, a defesa e inspeção vegetal) garantem a segurança para que o agricultor continue produzindo e, assim, fazer com que o alimento chegue até a mesa do consumidor maranhense com qualidade.

Servidores da AGED que estão nos abatedouros, nos Postos Fixos de Fiscalização Agropecuária e no monitoramento para controle e erradicação de doenças em animais e pragas na lavoura continuam trabalhando de forma presencial, tomando todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde como manter o distanciamento de dois metros entre pessoas, uso de Equipamentos de Proteção Individual como máscaras, luvas e a recomendação de sempre lavar bem as mãos com água e sabão e de fazer uso do álcool gel.

As atividades que serão executadas de modo presencial por servidores da AGED estão os serviços nos Postos Fixos de Fiscalização Agropecuária – PFFA, localizados nos municípios de Boa Vista do Gurupi, Estreito e Timon; os serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal nos estabelecimentos com registro no S.I.E.; o atendimento às notificações de enfermidade de animais e pragas de vegetais; o atendimento de denúncias da Ouvidoria e demandas do Ministério Público, desde que consideradas emergenciais e relacionadas ao risco da defesa agropecuária e à saúde humana; a execução de ações relacionadas com o controle e erradicação da praga bactrocera carambolae (mosca da carambola); e as vistorias Finais de estabelecimentos para fins de registro no Serviço de Inspeção Estadual.

Além disso, a AGED está operando diversas atividades em regime de teletrabalho, colocando à disposição do criador/produtor telefones, e-mails e informações no site da Agência para que os serviços tenham continuidade.

São exemplos de serviços ao público oferecido na modalidade teletrabalho: a emissão de documentos sanitários, em especial, a Guia de Trânsito Animal e Permissão de Trânsito Vegetal; produção/revisão/atualização de normativos, materiais educativos e de divulgação, projetos e produções técnicas diversas; bem como a análise de Projetos, Rótulos e a emissão de pareceres técnicos, visando o registro ou alterações de memórias de estabelecimentos e/ou de produtos de origem animal.

 

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