Serviço essencial da AGED permite o escoamento de mais de 120 toneladas de frutas

Cargas de banana abasteceram os Estados do Pará, Piauí, Tocantins e São Paulo

Neste período de quarentena os serviços essenciais da AGED continuam, principalmente através do teletrabalho.

Os serviços essenciais da AGED continuam através do teletrabalho.

Por Suyane Scanssette
01/04/2020   11:29

Os Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), no período de 23 a 27 de março, viabilizaram a manutenção do escoamento de mais de 120 toneladas de banana para os Estados do Pará, Piauí, Ceará, Tocantins e São Paulo, através de emissão de Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), em regime de Teletrabalho.

Esse serviço prestado pela AGED é essencial pois tem a finalidade de cumprir Normas Nacionais de Fitossanidade, garantir a sustentabilidade dos Sistemas de Produção e assegurar a qualidade dos produtos vegetais que chegam até a mesa do consumidor.

A produção de bananas, que é comercializada em outros Estados, é oriunda de propriedades sob Sistema de Mitigação de Risco (SMR) à praga Sigatoka Negra, implantadas no Maranhão, (municípios de Itinga, Vila Nova dos Martírios e Timon), totalizando em mais de 500 hectares de área produtiva. Já existe a perspectiva de se aumentar unidades de produção nessas propriedades, segundo os técnicos.

A praga (Mycosphaerella fijiensis) possui um fator de virulência altíssimo que, além de eliminar várias plantações nas regiões atingidas, traz enormes prejuízos para o produtor. No Maranhão, tendo em vista a importância que possui a bananicultura para a economia do Estado, a AGED instituiu a implantação e manutenção do Sistema de Mitigação de Risco para a Sigatoka Negra através da Portaria nº 866, de 22/10/2013, com base na Instrução Normativa do Ministério da Agricultura nº 17, de  31/05/2005, possibilitando a adesão voluntária dos componentes da cadeia produtiva de banana no Estado, oportunizando ao produtor (bananicultor) a manutenção de sua atividade rural e comercialização de seu produto nas unidades da federação, mediante a integração de diferentes manejos de risco da praga.

As atividades essenciais da AGED, como a emissão de PTV, estão sendo mantidas. O produtor deve acessar o site da Agência para obtenção dos contatos telefônicos e eletrônicos buscando a solicitação de serviços. (Acesse aqui)

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao