Programas sanitários da AGED em ciclo de palestras para alunos de veterinária da UEMASUL

Por Suyane Scanssette
27/08/2021 15:10

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) deram início a um ciclo de palestras em Defesa Sanitária Animal para estudantes do curso de medicina veterinária da UEMASUL. 

Quem abriu o ciclo de palestras foi a fiscal estadual agropecuário da AGED, Daniela Póvoas, responsável técnica do Programa de Sanidade Avícola, que por meio de videoconferência realizada nesta quinta-feira (26), conversou com os alunos da disciplina de Epidemiologia e Defesa Sanitária Animal.

O ciclo teve continuidade na manhã desta sexta-feira, 27, com a palestra do fiscal estadual agropecuário, Lauro Queiroz, responsável técnico pelo Programa de Sanidade dos Suídeos. Na oportunidade, ele abordou o foco do programa para erradicação de doenças como a Peste Suína Clássica, a Peste Africana, a doença de Aujeszky e a Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos.

O ciclo de palestras foi idealizado pela professora doutora Monalisa Sousa Moura. Segundo ela, já é o segundo ano que o ciclo de palestras é organizado com o objetivo de trazer a defesa sanitária para a vivência dos alunos desde a graduação. “O ciclo é bem proveitoso e essa área é de grande importância dentro da medicina veterinária, com foco na saúde única. É objetivo facilitar o conhecimento, tirar dúvidas e os alunos estão participando ativamente”, explicou a professora.

O ciclo de palestras segue até o dia 20 de setembro e a próxima palestra será dia 31 de agosto com a responsável técnica pelo Programa de Combate e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, a fiscal estadual agropecuário Adriana Prazeres.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao