Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT/MA)
O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) foi instituído no Brasil pela Instrução Normativa Ministerial Nº 02/2001 e regulamentado pela Instrução Normativa SDA Nº 06/2004, com o objetivo de reduzir os impactos negativos dessas zoonoses na saúde animal e humana. A principal estratégia do PNCEBT é a vacinação obrigatória de fêmeas bovinas e bubalinas entre 03 e 08 meses de idade, além da certificação de propriedades monitoradas ou livres de brucelose e tuberculose através do saneamento dos rebanhos. Tais medidas contribuem para com que os produtores agreguem valor e garantam a qualidade de seus produtos no mercado interno e externo.
No Maranhão, a vacinação foi instituída por meio da Portaria Aged/MA Nº 038/2008(revogada) e, atualmente, está estruturada sob a Portaria Aged/MA Nº 005/2016. (vide legislação)
Como forma de padronizar as ações do PNCEBT, foi elaborado um conjunto de medidas que visam capacitar médicos veterinários privados, padronizar os métodos de diagnóstico utilizados e permitir as ações de fiscalização e monitoramento que competem ao serviço oficial de defesa sanitária animal.
RELAÇÃO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS CADASTRADOS PARA VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE
RELAÇÃO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS HABILITADOS PELO MAPA PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES
Responsável Técnica pelo PNCEBT/MA: Adriana Prazeres Paixão – Fiscal Estadual Agropecuária
Telefone: (98) 3218-8439
E-mail: aged.brucelose@hotmail.com