Primeiro abatedouro com registro na AGED recebe certificado SISBI

O abatedouro localizado em Açailândia poderá comercializar sua produção para todo Brasil

 

Por Suyane Scanssette
25/06/2021 16:02

O primeiro abatedouro bovino maranhense com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) recebeu na manhã desta sexta-feira, 25, o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Situado no município de Açailândia, o abatedouro frigorífico Friago com o selo SISBI está apto a comercializar seus produtos no mercado nacional.

Com a presença da diretora Geral da AGED, Fabiola Ewerton e do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Sérgio Delmiro, o proprietário do abatedouro, Thiago Filippini recebeu o certificado e disse que o momento era uma realização, uma conquista da empresa, resultado de um longo caminho no qual a AGED teve um papel fundamental. “A AGED como órgão fiscalizador cumpriu com serenidade seu papel. A entrega deste certificado vai ter reflexos positivos para o Estado, criando emprego, renda e gerando impostos e ver tudo isso acontecendo é uma satisfação”, relatou.

A diretora Geral da AGED, Fabiola Ewerton disse que ao cumprir a missão institucional do Governo do Estado de apoiar o produtor maranhense e dar condições para que sua produção avance o Maranhão dá um passo importante no desenvolvimento da agroindústria. “Quando a gente mostra a indústria maranhense avançando e que consegue se adequar as normas para garantir a qualidade do produto, nós mostramos o potencial do nosso estado para alimentar o país e contribuir para combater a fome não só com alimento de qualidade, como também de gerar emprego e renda. Temos orgulho de ter equivalência do nosso Serviço de Inspeção ao Serviço Federal e garantir que o alimento com nosso selo tem qualidade e que o governo vem avançando para darmos cada vez mais condições para o avanço do produtor maranhense. A produção do Friagro tem a nossa chancela de qualidade para competir no mercado nacional”, destacou.

O secretário Estadual de Agricultura, Sérgio Delmiro parabenizou o proprietário do Friagro e destacou que a conquista do abatedouro é uma vitória de todos, do governo. “Isso nos leva a um patamar elevado, mostrando a evolução do agronegócio maranhense, garantindo a qualidade do nosso produto para concorrer com os outros produtos no mercado nacional. Vai representar bem o Maranhão lá fora. Todos juntos nos vários elos da cadeia e os órgãos envolvidos com a agricultura no estado para termos melhor produto, mais rentabilidade, gerando mais renda, mais emprego, e segurança alimentar” frisou.

Desde 2019, o Maranhão conquistou o reconhecimento conferido pelo Ministério da Agricultura, por meio da Portaria nº 274, a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da AGED ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Isso permite que os produtos com qualidade fabricados no Estado cheguem à mesa dos consumidores em todo Brasil.

A categoria de leite e derivados foi a primeira a ser incluída ao SISBI e o Estado já tem três estabelecimentos deste segmento habilitados a terem os produtos comercializados em todo o Brasil, sendo um na capital e dois na região Tocantina.

Em dezembro de 2020, o Mapa ampliou a inclusão ao SISBI para o setor cárneo e a abatedouro de Açailândia ao fazer a adesão ao SISBI habilitou-se para comercializar a carne bovina produzida em suas instalações para todo País.

O Frigorífico Friagro, situado no município de Açailândia, tem capacidade para abater 20 animais/hora e de receber em suas instalações até 200 cabeças/dia. A comercialização de seus produtos abastece toda a região. Sua produção, com adesão ao SISBI, vai chegar ao mercado nacional, mostrando que o Maranhão produz com qualidade e segurança o alimento que chega até a mesa do consumidor.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao