Período para vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa chega à reta final

Unidade Regional de Balsas realizando vacinação assistida.

Fiscal da Unidade Regional de Balsas durante vacinação assistida.

O período para compra e aplicação das vacinas da I Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no estado se encerra nessa sexta (10), mas os produtores têm até o dia 20 para comprovar que seus animais estão protegidos. A comprovação é feita no escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) em que a propriedade do criador está cadastrada, com a apresentação da folha de comprovação da vacinação e a nota fiscal de compra da vacina.

De acordo com dados colhidos no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), onde são cadastradas as comprovações, cerca de 60% do rebanho maranhense havia sido vacinado até o dia 08. Segundo a Diretoria de Defesa e Inspeção Animal da Aged, como os dados se referem somente às vacinas já comprovadas, os dados estão dentro da normalidade, uma vez que muitos criadores deixam para comprovar na reta final e que alguns municípios maranhenses apresentam dificuldade de acesso à internet, inviabilizando a atualização do sistema em tempo real.

“Estamos confiantes de que vamos alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Agricultura e, quem sabe, de que possamos até ultrapassar o índice registrado na campanha passada. Mas, para tanto, precisamos que os criadores façam a sua parte e não deixem para comprovar nos últimos dias para evitar a formação de fila nos escritórios, bem como a sobrecarga do nosso sistema”, declarou a diretora de Defesa e Inspeção Animal, Viviane Correia.

Ainda de acordo com os dados da Aged, aproximadamente 70% do rebanho cadastrado na Unidade Regional Balsas já teve sua vacinação comprovada, representando mais de 420 mil bovinos e bubalinos. No ano anterior, a mesma regional alcançou os índices de 98,37% e 99,02% nas duas etapas da campanha.

Mesmo com os pastos secos, o fiscal agropecuário da Regional Balsas Karlos Yuri Pedrosa revela que os produtores da região se anteciparam. “Acreditamos que é reflexo já da própria conscientização do criador. Sentimos isso desde o início da campanha. Estamos acostumados com um início parado, mas os produtores se preocuparam em comprar as vacinas e comprovar mais cedo. Além disso, também contamos com o apoio da mídia e intensificamos a divulgação para estreitar esse elo”, explica.

Criadores Inadimplentes

A vacinação de bovinos e bubalinos no Maranhão é obrigatória e necessária para que os animais possam ser transportados. No entanto, também é imprescindível que o produtor esteja atento às datas da campanha para não ficar em débito.

Para estar adimplente, o criador deve comprar a vacina e vacinar até 10 de junho. Além de comprovar até 20 de junho. Aqueles que só comprarem a vacina ou que não comprarem nem vacinarem até dia 10, ou, ainda, que não comprovarem até o dia 20, serão considerados inadimplentes e estarão sujeitos a sanções.