Pequenos produtores rurais de Buriti Bravo vacinam gado contra febre aftosa

Uma parceria está possibilitando a regularização dos pequenos produtores junto à AGED

27/11/2020 10:06

Graças a uma parceria entre Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), o Sindicato dos Produtores Rurais e Secretaria Municipal de Agricultura de Buriti Bravo os pequenos produtores do município estão regularizando sua situação quanto a vacinação de seus animais contra a febre aftosa.

“Essa ação faz parte do cumprimento de ações do Plano Estratégico para ampliação da zona livre de aftosa sem vacinação, que prevê a interação com as partes interessadas, ou seja, entre o poder público, a sociedade civil e o setor privado”, explicou Margarida Prazeres, fiscal estadual agropecuário da AGED e responsável técnica no Maranhão pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

De acordo com a fiscal, a AGED tem se empenhado para executar as ações do Plano Estratégico, preparando o Maranhão para a transição do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Ela conta que no mês passado, a AGED e a equipe gestora do Plano Estratégico promoveram uma reunião com entidades parceiras e com os secretários municipais de agricultura dos municípios com índice abaixo de 90% de cobertura vacinal.

“Dos 23 municípios maranhenses com baixo índice de vacinação, a Secretaria de Agricultura de Buriti Bravo juntou forças e assim deu início aos trabalhos para regularização, especialmente do pequeno produtor que estava inadimplente com as vacinações dos bovinos”, disse Margarida.

O município de Buriti Bravo é atendido pelo escritório da AGED de Colinas e para realizar a ação de vacinação e comprovação da vacina desta segunda etapa da campanha contra febre aftosa, a Agência está de modo itinerante atendendo na sede do Sindicato dos Produtores Rurais com o objetivo de diminuir a inadimplência do pequeno criador e assim ampliar o índice de cobertura vacinal da cidade.

“Estamos com essa ação de parceria com a AGED para realizar a comprovação de vacina contra febre aftosa e fazendo a busca ativa dos criadores para diminuir a inadimplência, pois será muito importante para os nossos produtores se regularizarem”, declarou André Luís Sousa, secretário do Sindicato dos Produtores Rurais de Buriti Bravo.

Já presidente do Sindicato, Américo Costa disse que a ação é muito importante e vai beneficiar os pequenos criadores. “Na nossa sede está funcionando um escritório itinerante da AGED para comprovar vacina e fazer busca ativa dos pequenos produtores para vacinar”, finalizou.

Twitter: www.twitter.com/Aged_MaranhaoFacebookTwitterCompartilhar