Nos dias 01 e 04 de abril, novas ações da Operação Impacto de Fiscalização do Trânsito Agropecuário, que tem por objetivo intensificar a vigilância epidemiológica e evitar o transporte irregular de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos, ocorreram na MA 006 e na BR 230.
Na sexta-feira, 01, a equipe de fiscalização da Unidade Regional de Balsas da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar do Maranhão, inspecionou veículos com produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, no sentido de Tasso Fragoso e Alto Parnaíba (MA 006), Fortaleza dos Nogueiras e Formosa da Serra Negra (MA 006). Já na segunda-feira, 04, novas inspeções foram realizadas em Riachão e Carolina (BR 230).
Segundo o chefe da Unidade Regional de Balsas, Eugênio Pires, as ações de fiscalização sempre são intensificadas às vésperas das etapas das campanhas para manutenção da zona livre de Febre Aftosa com Vacinação. “As fiscalizações foram planejadas pelo setor de Trânsito Animal e vão continuar por todo o mês de abril, contando com o trabalho das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal e com o apoio das polícias Rodoviária Federal e Militar do Estado do Maranhão”, explicou.
A blitz de fiscalização volante agropecuária que deu início à Operação Impacto ocorreu também na sexta-feira, 01 de abril, na região de Bacabeira. Em cinco horas de inspeção ininterrupta, foram verificados mais de 7.213 aves; 6.500 kg de cama de frango destinada ao uso agrícola; 556 kg de frango abatido; 60 litros de leite; 18.880 kg de carne bovina com osso, 1.700 kg de pescado, entre outros.
70 kg de queijos transportados sem nota fiscal e acondicionados de forma inadequada foram apreendidos durante ação da Operação Impacto