Mel que vai compor cesta básica tem Selo de Inspeção expedido pela AGED

As cestas serão doadas às famílias em situação de vulnerabilidade no Maranhão

Crédito: Ascom SAF

17/04/2020   10:42

Um produto com o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), expedido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA), tem a garantia de qualidade e pode ser comercializado e consumido por toda a população maranhense.

Nesta semana, o mel, inspecionado pela AGED, produzido por 35 apicultores do município de Bacabeira, que são associados à Casa de Mel, foi adquirido pelo Governo do Maranhão para compor cestas básicas que serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade social em todo Estado. Além do mel, outros itens produzidos pela Agricultura Familiar como farinha de mandioca, feijão arroz, azeite de babaçu e biscoito de babaçu, também serão comprados pelo Governo.

Toda a ação está sendo coordenada pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) que tem estimulado a produção dos pequenos agricultores mesmo em meio à pandemia do Covid-19.

Em janeiro deste ano, a AGED conferiu o registro no Serviço de Inspeção Estadual para a Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelhas e Derivados, o que permitiu aos produtores de Bacabeira de levar sua produção para o mercado formal.

Coordenado pela AGED, o SIE tem como objetivo inspecionar, fiscalizar e controlar aspectos higiênico-sanitários dos produtos, além de cadastrar e credenciar estabelecimentos que comercializam e realizam as atividades de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos de origem animal, comestíveis ou não, e originários de estabelecimentos que façam comércio intermunicipal, garantindo, assim, a oferta de alimentos seguros à população.