Maranhão atinge 97% de rebanho imunizado na primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa aconteceu de 1 de maio a 14 de junho em todo maranhão onde foram imunizados 97% de todo o rebanho bovino e bubalino em mais de 90mil propriedades. A porcentagem alcançada representa a vacinação de 8.002.558 em 90.351 propriedades em todo o Estado. Além disso, o Maranhão conseguiu pelo quarto ano consecutivo, manter os resultados acima de 96%.

O Maranhão, que já é um estado livre da febre aftosa com vacinação, caminha a cada etapa para se tornar livre da febre aftosa sem vacinação e valorizar ainda mais a @ do rebanho maranhense incentivando a economia estadual.

Entre os grandes polos pecuaristas do estado, a regional de Imperatriz , está entre as Unidades Regionais da Aged que mais vacinaram seu rebanho, com o índice vacinal de 98,87%.  Já as regionais de São Luís, Presidente Dutra e Bacabal são outros grandes destaques, com o alcance dos índices de vacinação de 99,79%, 99,02% e 98,74% dos animais da região.

A Diretora geral da AGED, Fabiola Ewerton destacou que  “Os resultados alcançados revelam que o produtor maranhense está cada vez mais consciente da necessidade de proteger o seu rebanho, além de demonstrar o empreendedorismo crescente no setor produtivo. Os índices foram muito positivos graças ao empenho e comprometimento de toda a equipe da AGED e ao engajamento de todos os criadores.”