Cerca de duas mil embalagens de defensivos agrícolas são apreendidas em Balsas

Ação contou com AGED, Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Meio Ambiente

13/04/2020   11:56

Graças a uma denúncia anônima que fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Balsas, guardas municipais e policiais militares realizaram a apreensão de cerca de 2.000 embalagens de defensivos agrícolas em um lote no perímetro urbano de Balsas, no Bairro Jardim Iracema, no último dia 09.

O gestor da Unidade Regional da AGED em Balsas, Eugênio Pires explicou que no local já havia forte cheiro das sobras dos produtos nas embalagens vazias de agrotóxicos e que foi descartado em local proibido. “Fizemos o recolhimento das embalagens para a Central de Balsas, pois os perigos são inúmeros, desde poluição dos lençóis freáticos até poluição dos rios e riachos da região. O descarte incorreto pode provocar a contaminação de pessoas e animais e, principalmente, do meio ambiente”, esclareceu.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Balsas está elaborando um relatório sobre o fato para repassar à AGED. A Secretaria trabalha na identificação e localização do infrator que deve ser autuado pelo descarte de embalagens vazias de agrotóxicos em desacordo com orientação do fabricante, ou seja, por descarte de forma irregular a céu aberto. O infrator poderá responder por crime ambiental.

O descarte correto deve ser feito através de agendamento nas centrais ou postos de recebimento de defensivos agrícolas. Nesse caso em específico, a Central de Balsas fez o recolhimento para destinação adequada, como determina a legislação em vigor.