Mais de 325 quilos de embalagens vazias de agrotóxicos são devolvidos em Porto Franco

Por AGED
30/07/2021 09:37

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) promoveu o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos em sete localidades no município de Porto Franco.

No período de 09 a 23 de julho, em que os pontos itinerantes estiveram em funcionamento, foram cerca de 538 embalagens devolvidas pelos agricultores, o que corresponde a cerca de 326,90 kg de embalagens de agrotóxicos.

O principal objetivo dos pontos itinerantes é fazer a retirada dessas embalagens do campo de modo a contribuir para diminuição do risco ambiental que elas proporcionam, quando descartadas de maneira irregular. Também contribui para preservação da saúde do trabalhador rural, pois muitos ainda utilizam as embalagens para outros fins, como por exemplo, acondicionar leite, armazenar grãos, fazer a embalagem de cocho para animais etc.

“O recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos é a oportunidade que o agricultor tem para devolver as suas embalagens, bem próximas às suas propriedades, sem ter que fazer um longo deslocamento até a Central de Recebimento. Devolvendo dentro do prazo e nas condições exigidas pelo Legislação Estadual de Agrotóxicos (Lei nº 8.521 de 30/11/2006 e Decreto nº 23.118 de 29/05/2007), o agricultor estará cumprindo seu papel legal e evitando problemas futuros com a fiscalização”, explicou o fiscal estadual agropecuário da AGED, André Gonçalves Ferreira.

A ação com o apoio da ACIART e da Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Franco teve os pontos itinerantes instalados nas localidades de São Raimundo, Maravilha, Oziel, Vereda Seca, São Domingos, São Miguel e Coité. Cada ponto de recebimento continha uma lona, faixa indicando o local e sacos para acondicionamento das embalagens devolvidas.

Os agricultores foram orientados através de mídia social e através das rádios comunitárias a deixarem as embalagens de agrotóxicos no local indicado. Eles também foram orientados a identificar o número de embalagens que estavam devolvendo, nome da propriedade, do proprietário, nota fiscal ou CPF de quem estava deixando as embalagens.

No dia 23 a Secretaria de Agricultura do Município realizou o recolhimento das embalagens nos pontos de coleta as levou para a cidade de Porto Franco, onde foi feita a separação das embalagens por tamanho e status de contaminação e não contaminação.

“A parceria entre a Secretaria de Agricultura do Município de Porto Franco, a AGED e a ACIART, nos proporcionou criar condições para que pudéssemos realizar essa atividade na zona rural do nosso município. Tenho certeza que novas ações do recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos vão acontecer no nosso município e estaremos disponíveis para atender nossos agricultores da melhor maneira possível”, disse o secretário de agricultura, Pedro Cândido.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao