Vacinação faz parte do Projeto “Rebanho seguro: vacinação contra brucelose”, realizado em municípios das Unidades Regionais de Pedreiras e Bacabal
Uma ação com 138 produtores de bovinos da Bacia Leiteira da Região do Médio Mearim do Maranhão resultou na vacinação de 1.891 bezerras, de 3 a 8 meses, contra a brucelose animal. Promovida pelo Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec/MA) e pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), por meio do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, a campanha foi realizada nas semanas de 25 a 30 de novembro, na Unidade Regional de Pedreiras, e de 9 a 14 de dezembro, na Unidade Regional de Bacabal, e também contou com palestras educativas.
O projeto, intitulado “Rebanho seguro: vacinação contra brucelose”, teve o apoio do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp). Na ocasião, foi realizado ainda, no município de Vitorino Freire, o Curso de Formação de Agentes Vacinadores contra Brucelose, que resultou na formação de cinco agentes vacinadores, que, após cadastramento na Aged, poderão realizar vacinação contra brucelose e contribuir para o aumento do índice vacinal na região.
A responsável pelo Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Adriana Prazeres Paixão, destacou as atividades realizadas durante o projeto. “Foram abordados temas como a importância e os cuidados com a vacinação contra brucelose, realização de exames, procedimentos que devem ser adotados com os animais positivos para brucelose e tuberculose, controle do trânsito animal, além das orientações sobre o consumo correto de carne, leite e seus derivados. Ressaltamos ainda a importância da realização do curso para vacinadores contra brucelose, pois, são profissionais que contribuirão para o controle desta doença na Bacia da Região do Médio Mearim”, resumiu.
Segundo o gestor da Unidade Regional de Pedreiras da Aged, Robert Ferreira, a parceria da Fundepec com a Aged é muito importante para reduzir perdas no setor pecuário. “Com essas ações, haverá o aumento dos índices da cobertura vacinal contra brucelose no estado do Maranhão, ao mesmo tempo em que haverá a diminuição de novos casos desta enfermidade nos animais e, consequentemente, nos seres humanos, contribuindo para minimizar as perdas econômicas no setor pecuário e melhoria na saúde pública”, avaliou.
O produtor de leite João Alves Macedo, do município de Vitorino Freire, afirmou que a ação foi aprovada pelos produtores da região. “O Programa Rebanho Seguro é muito importante e foi bem acolhido pelos produtores da região, pois, a vacinação dos animais protege contra a brucelose e o produtor pode tirar a GTA (Guia de Trânsito Animal) sem problemas para transportar os animais”, observou.
As atividades tiveram o apoio dos gestores da Unidade Regional de Bacabal, Vicente Almeida; do criador e presidente da Associação dos Criadores de Bom Lugar, Francisco Lira; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Vitorino Freire, Paulo Maranhão; do presidente da Associação dos Criadores de Lima Campos e secretário de Agricultura e Técnico da Agerp, Terto Benevenuto de Alencar, e do médico veterinário Diego Santos Almeida, representando o Fundepec.
Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/aged.ma
Facebook: www.facebook.com/aged.ma
Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao