INPEV, em parceria com AGED, AGERP e Secretarias Municipais de Agricultura realizaram a ação
Ocorreu nos dias 29 e 30 do último mês de outubro, o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos na região metropolitana de São Luís. A ação foi realizada pela Associação do Comércio Agropecuário do Piauí (ACAPI) e pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (INPEV). O objetivo é viabilizar a devolução das embalagens vazias pelos pequenos e médios agricultores assegurando a destinação ambientalmente correta.
Ao todo, foram contabilizadas aproximadamente duas mil unidades durante o recebimento itinerante, sendo um total próximo de 500 kg em embalagens recolhidas. Os pontos de arrecadação foram feitos na Associação dos Trabalhadores Rurais da Mata, em São José de Ribamar; na HORTSILVA, em Pindoba; na cidade de Raposa e no KM 10 da Br- 135, em São Luís.
“O recolhimento itinerante é importante porque viabiliza o cumprimento da legislação. O comércio dos agrotóxicos é norteado por uma legislação que diz que a indústria, o comércio e agricultores necessitam devolver conjuntamente essas embalagens de forma correta, que depois de tríplice lavadas devem retornar para a indústria”, disse a diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal da Aged, Antônia Lúcia Malheiros.
A gestora ponderou, ainda, sobre a importância na preservação do meio ambiente. “Isso impossibilita que esses produtos fiquem no meio ambiente contaminando os lençóis freáticos. é necessário que a legislação seja cumprida para resguardar o meio ambiente e para que as pessoas que fazem o uso desses produtos não se exponham erradamente e também não contaminem a sua família”, declarou Antônia Lúcia Malheiros.
Além da Associação do Comércio Agropecuário do Piauí (ACAPI) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (INPEV), a atividade contou também com apoio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) e Secretarias Municipais de Agricultura.
Saiba mais
Os Agrotóxicos são produtos químicos amplamente utilizados no setor de produção agrícola garantindo a produtividade das lavouras, pois seu uso preserva as espécies cultivadas. São conhecidos também como pesticidas ou defensivos agrícolas. Entretanto, seu uso é comumente associado, por diversos órgãos, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a impactos ambientais negativos, bem como a riscos à saúde. Tendo em vista essa associação dos citados órgãos, devemos ter diversos cuidados no uso dos mesmos, manuseando somente os produtos com certificado de garantia de qualidade, e na quantidade permitida por lei. Tendo sempre cuidado com os impactos tanto ambientais, quanto a saúde pública.
Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/aged.ma
Facebook: www.facebook.com/aged.ma
Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao