Encerrada segunda turma de capacitação para barreiristas de postos fixos de fiscalização

Curso promovido pela Aged foi realizado no Iema e terminou nesta quinta-feira (19)

DSC_0276

Paulo Gaspar, responsável pelo Controle Interno da Aged, falou sobre Direito Administrativo e o papel do servidor público

Terminou nesta quinta-feira (19) a segunda turma da Capacitação dos servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) que atuam nos postos fixos de fiscalização agropecuária (PFFA), localizados nos municípios de Barão de Grajaú, Boa Vista do Gurupi, Estreito, Itinga do Maranhão, Pirangi e Timon. O curso foi realizado no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), no Centro, voltado para o aprimoramento dos fiscais e técnicos que atuam nas barreiras e está sendo viabilizado pelo Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop).

A programação do primeiro dia foi iniciada com a palestra Direito Administrativo e o papel do servidor público, ministrado pelo chefe do Controle Interno da Aged, Paulo Gaspar. “O Direito Administrativo está muito ligado à função do servidor. Então, é importante que os barreiristas tomem conhecimento do Direito Administrativo de forma global, toda a evolução histórica até chegar às leis atuais para entender como eles podem ser ainda melhores no seu papel de servidores”, ressaltou.

A diretora geral da Aged, Fabiola Ewerton, aproveitou mais uma vez o momento para ouvir a opinião dos barreiristas, visando a melhoria dos postos fixos. “Os postos fixos são de extrema importância para o Maranhão porque impedem a entrada de ilícitos, de produtos clandestinos, de animais que não cumpriram as obrigações sanitárias de vacinação. Então, é de extrema importância a atuação desses técnicos porque eles preservam o território maranhense da entrada de enfermidades e doenças. Ter essa equipe capacitada significa os nossos muros de proteção estarem mais fortes”, analisou.

De acordo com a diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Aged, Tânia Duarte, esta foi a primeira capacitação realizada pela Aged com todos os barreiristas, mas a intenção é que o treinamento aconteça todos os anos. “É a primeira vez que a gente faz esse curso, juntando os barreiristas de todos os postos, para compartilhar experiências e socializar aquilo que a gente tem feito. A nossa ideia é que possamos fazer uma educação continuada, pelo menos uma vez por ano, para que eles não fiquem tão distantes, principalmente por estarem lá na ponta e acabam tendo que tomar decisões imediatas, estando um pouco afastados aqui da Central e também das regionais. Então, a gente espera que esse treinamento dê mais segurança para as decisões que eles precisam tomar no dia a dia”, observou.

DSC_0252

A diretora geral da Aged, Fabiola Ewerton, conversou com os barreiristas

20160505_163758

Fiscalização em Barreira Fitossanitária

20160505_120505

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao