Inagro, Agerp, Senar, Fundepec e Aged realizam ações de educação sanitária e vacinação contra brucelose no Médio Mearim

Em virtude da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Inagro, Agerp, Senar, Fundepec e Aged, por meio do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose do estado do Maranhão, técnicos promoveram ações de educação sanitária e vacinação contra brucelose na região da bacia leiteira do Médio Mearim nas primeiras semanas de novembro.

A brucelose e tuberculose são doenças que causam prejuízos econômicos, consideradas zoonoses, pois, podem ser transmitidas aos seres humanos, sendo extremamente necessário à conscientização dos criadores.

As ações executadas em parceria com a unidade regional de Pedreiras ocorreram nos municípios de Lima Campos, Pedreiras Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande e Poção de Pedras, com palestras, educação sanitária e vacinação de bezerras na faixa etária de 3 a 8 meses de idade.

De acordo com o produtor de leite, Francisco de Araújo Xavier, da Fazenda São Mateus, Povoado Santa Emília, município de Pedreiras, “Essa parceria é muito interessante, pois, o governo está difundindo as palestras, o conhecimento, e está trazendo para a região uma nova expectativa para o produtor, com a melhoria da sua produção e situação econômica.”

Durante as ações, foi apresentado aos criadores o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, bem como os aspectos relacionados à transmissão e a importância do papel do criador, junto a Aged no controle e prevenção dessas enfermidades. Ao todo, participaram das ações cerca de 108 criadores e um total de 876 bezerras foram vacinadas contra brucelose, com a amostra B19.

A fiscal estadual agropecuária, responsável pelo Programa Estadual de Brucelose e Tuberculose Animal, Adriana Prazeres Paixão, ressaltou que “A parceria realizada com o Fundepec e os outros órgãos, é de extrema importância, uma vez que a realização de educação sanitária com foco na brucelose e tuberculose animal e humana, junto aos criadores, permite a conscientização dos mesmos quanto à prevenção e controle dessas enfermidades.”

IMG-20181119-WA0050

A vacinação contra brucelose realizada nas bezerras faz parte de uma das estratégias do PNCEBT/MA, com o objetivo de diminuir a prevalência e o aparecimento de casos novos da doença, além de elevar o índice vacinal na Região da Bacia Leiteira do Médio Mearim no Maranhão.

Diego Almeida, do FUNDEPEC frisou que, “A união do FUNDEPEC com as instituições colaboradoras demonstram a força e o impacto que podem proporcionar frente à educação sanitária voltada para o controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose. Sendo possível potencializar a conscientização dos produtores da importância que essas doenças tem frente a economia e saúde pública.”