Especialistas em saúde animal se reuniram nesta terça-feira, 18, no auditório da FIEMA, para atualização de técnicas, normas e responsabilidades profissionais junto ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).
Especialistas em saúde animal se reuniram nesta terça-feira, 18, no auditório da FIEMA, para atualização de técnicas, normas e responsabilidades profissionais junto ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).
A abertura do evento ficou por conta do Diretor Geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED, Fernando Lima, que destacou a importância da integração e conhecimentos adquiridos entre os profissionais que cuidam da saúde animal no Maranhão. “Estas parcerias ajudam a desenvolver e disciplinar o controle de serviços e atividades para erradicação de doenças com o que há de mais novo na atualidade. E importante proporcionarmos momentos como esses” explica.
Já o secretário estadual de agricultura, pecuária e pesca, Cláudio Azevedo, parabenizou os veterinários de todo o Estado, ressaltando a missão e os trabalhos realizados pelos profissionais presentes nos 217 municípios da capital e interior “É de grande importância o apoio aos médicos veterinários que exercem entre outras atividades o controle de vacinação em todo nosso Estado, tanto na erradicação quanto nos trabalhos de conscientização para os produtores não terem prejuízos em seus rebanhos”. Claudio Azevedo destacou ainda o excelente resultado obtido na primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa que o Maranhão alcançou o melhor desempenho no índice de cobertura vacinal dos últimos dez anos, com 96,59%.
Ao final do seu pronunciamento Claudio Azevedo convocou os médicos veterinários para participarem da 2º etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa com inicio em 14 de novembro e se encerrando dia 14 de dezembro.
Na ocasião estiveram presentes o Dr José Ferreira Soares Neto, da USP, e Dr Pedro Mota, do Laboratório Nacional de Referência Agropecuária, que explanaram sobre os mais modernos procedimentos técnicos em combate a brucelose e tuberculose animal. O encontro se encerrou com a palestra “Ética e Responsabilidade Técnica no PNCEBT” proferida pelo Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Oswaldo Serra.
O encontro foi promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) em parceria com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (FUDEPEC), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MA) e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Maranhão (SFA-MA).
_____
Texto: Josimar Melo
Fonte: AGED