Governo do Estado entrega primeiro registro a Unidade de Beneficiamento de Mel

Associação de Criadores e Produtores Rurais de Bacabeira recebeu registro em solenidade, nesta quinta-feira (9), com a presença do governador Flávio Dino

mel 4

Por Poliana Ribeiro
09/01/2020  20:15

A Associação de Criadores e Produtores Rurais de Bacabeira recebeu, na tarde desta quinta-feira (9), das mãos do governador Flávio Dino e da diretora geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), Fabiola Ewerton, o registro da Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelhas e Derivados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A solenidade, realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, contou com a presença de apicultores do município, além de autoridades estaduais e municipais e representantes de instituições parceiras.

Em um de seus primeiros compromissos públicos neste ano de 2020, o governador Flávio Dino enalteceu o esforço dos apicultores e elogiou o trabalho da AGED no registro das agroindústrias maranhenses. “Quero enaltecer o trabalho dos produtores, o esforço dos apicultores e dizer que tenho certeza que a Aged vai continuar se emprenhando para que mais agroindústrias consigam também o seu registro. Também destaco a importância dos parceiros, pois sabemos que o Governo do Estado pode muito, mas não pode tudo. Quero manifestar o meu agradecimento à Vale, Sebrae, Senar e outras instituições parceiras. Esse selo tem hoje o alcance estadual, mas enalteço o fato de termos aderido ao Sistema Brasileiro, que permitirá que, em breve, produtores e produtoras possam obter o selo para comercializar seus produtos também em todo o território nacional”, destacou Flávio Dino.

Coordenado pela Aged, o SIE tem como objetivo inspecionar, fiscalizar e controlar aspectos higiênico-sanitários dos produtos, além de cadastrar e credenciar estabelecimentos que comercializam e realizam as atividades de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos de origem animal, comestíveis ou não, e originários de estabelecimentos que façam comércio intermunicipal, garantindo, assim, a oferta de alimentos seguros à população.

A diretora geral da Aged, Fabiola Ewerton, ressaltou que, a partir de agora, os produtores de Bacabeira poderão levar sua produção para o mercado formal. “A Associação já vem produzindo ao longo dos anos, mas acessando os mercados informais porque não tinha o Serviço de Inspeção. O Selo é a garantia que este produto tem qualidade e pode ser comercializado e consumido por toda a população maranhense. A Aged conseguiu agora a adesão ao Sisbi, que é o Serviço Brasileiro de Inspeção, então o selo do SIE terá também valor nacional. Então, mais pra frente, com as organizações e as estruturações, esse selo que hoje é estadual vai ter validade também nacional, então a produção da Associação de Bacabeira vai poder ser comercializada em todo o território brasileiro”, explicou.

Criada em 2001, a Associação de Criadores e Produtores Rurais de Bacabeira conta com 105 associados, sendo 35 apicultores. A Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelhas e Derivados tem previsão de processamento de 20 toneladas, considerando apenas a produção dos próprios associados e o período de julho a dezembro (florada local). Mas o estabelecimento pode chegar a envasar até 70 toneladas de mel, atendendo outros municípios, como São Luís, Santa Rita, Anajatuba, Araguanã e Colinas. O consumidor terá acesso a mel puro envasado em garrafas de vidro contendo 700g do produto.

“Temos que agradecer ao Governo, à Aged, que trabalhou conosco, a todos os parceiros, Sebrae, Senar, Terminal Portuário do Mearim e a Prefeitura de Bacabeira, que nos apoiou todo o tempo. É um marco na apicultura de Bacabeira porque, a partir de agora, todos os produtores daquela região vão ter condições de trabalhar a atividade e ver resultados, comercializar o produto e ter resultados satisfatórios”, afirmou Nerivaldo Carvalho, presidente da Associação de Criadores e Produtores Rurais de Bacabeira.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo; o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Mávio Rocha; o superintendente de Projetos Agropecuários da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Fernando Trinta; a presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, Loroana Santana; o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, Jonathan Carvalho; o gerente de Relações com Comunidades da Vale, Daniel Florenzano; analista de Responsabilidade Social com a Comunidade da Fundação Vale, Marcelo Peixoto; o diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho; o conselheiro do Sebrae, Celso Gonçalo; o representante do Terminal Portuário do Mearim, Adroaldo Sousa; a secretária executiva do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab), Rosany Aranha; o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Carlos Antônio Feitosa; Dilton Carvalho, do Consórcio Intermunicipal, Multimodal; a diretora de Defesa Animal da Aged, Tânia Duarte, além de fiscais da Aged e apicultores de Bacabeira.