Gincana Aged em Ação promove educação sanitária para 150 crianças em João Lisboa

A Gincana Aged em Ação reuniu estudantes de quatro escolas rurais de João Lisboa para falar sobre febre aftosa, raiva e agrotóxicos.

Na manhã da quarta-feira (16), enquanto muitos alunos acordavam cedo para ir à escola, os estudantes do 4º e 5º ano das escolas municipais dos Povoados Centro dos Carlos e Bom Lugar, do município de João Lisboa, se preparavam para uma experiência de aprendizado diferente na quadra de esportes da escola Ana Helena Calixto, onde ocorreu a Gincana Aged em Ação.

Organizada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA), por meio da Unidade Regional Imperatriz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart), Herbinorte e Agroquima, a gincana marcou o encerramento de um projeto de educação sanitária da Agência que incluiu palestras preparatórias para estimular o estudo de enfermidades e a consciência ambiental.

“As palestras foram iniciadas no dia 04 de outubro e concluídas no dia 25. Depois as crianças tiveram um prazo para confeccionar redações com os temas abordados. Hoje, vimos que as crianças e os professores se esforçaram e se prepararam para nossa gincana. Foi uma ótima experiência!”, contou a chefe da Unidade Regional Imperatriz da Aged, Fernanda Rolim Araújo.

Os alunos da Escola Oldacy Jorge Vieira apresentaram uma poesia de cordel durante o evento.

Cerca de 150 crianças participaram de brincadeiras e, como parte da ação, quatro alunos das escolas Manoel Siriqueira, Oldacy Jorge Vieira, Ana Helena Calixto e Benedito Leite tiveram seus conhecimentos sobre febre aftosa, raiva, alimentos seguros e defensivos agrícolas testados. A premiação principal foi um computador para a escola campeã, além de prêmios para todas as crianças participantes, como tablet (1º lugar), bicicleta (2º lugar), mochila (3º lugar) e bola (4º lugar).

“É importante que tenhamos esse comprometimento para educar para o futuro das gerações”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Aciart Lourival Silva. O representante da empresa Herbinorte Enrique Mansueto também elogiou o projeto e garantiu que fazia parte dos interesses da empresa estar envolvida em ações para promover a sustentabilidade. O evento ainda contou com a premiação das três melhores redações, sorteio de brinquedos e a apresentação de uma poesia de cordel pelos alunos da escola vencedora, Oldacy Jorge Vieira, na qual os alunos enalteceram a iniciativa da Aged.