Força tarefa apreende quase dois mil litros de agrotóxicos falsificados em Balsas

A AGED interditou a carga que vinha de Uberaba/MG para o sul do Estado

Por Suyane Scanssette
08/06/2020   09:17

Uma força tarefa, que uniu as Polícias Civil e Rodoviária Federal e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), apreendeu quase dois mil litros de agrotóxicos falsificados na última sexta-feira. A carga, que veio da cidade de Uberaba/MG para o sul do Estado, foi apreendida em uma fazenda em Balsas, cujo valor foi avaliado em aproximadamente R$ 560 mil. Foram encontrados 99 galões de 20 litros/cada.

Os fiscais da Unidade Regional da AGED em Balsas foram acionados para realizar a interdição da carga. Os produtos apreendidos foram encaminhados para armazenamento em um galpão de uma empresa credenciada junto à AGED, que ficou como fiel depositária até sair os laudos dos testes nos produtos. Após esse procedimento os agrotóxicos serão descartados de forma adequada como previsto em normativos.

De acordo com o proprietário da fazenda, ele havia sido enganado na compra do produto, pois o preço foi similar ao praticado no mercado com produtos originais. Quanto a isso, o gestor da UR da AGED de Balsas, Eugênio Pires explicou que os produtores devem ficar atentos e somente adquirir agrotóxicos e demais produtos em revendas registradas junto à AGED. “Para evitar futuros prejuízos tanto econômicos, como ambientais é preciso adquirir produtos em casas agropecuárias com registro na AGED”, alertou Eugênio.

O gestor da AGED destacou que as parcerias institucionais são de fundamental importância, como mostrada na operação. “Graças as parcerias evitamos ainda que outras três transações fossem efetivadas, resguardando aproximadamente 19.800 hectares de produção agrícola”, concluiu o gestor Eugênio Pires.

 

 

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao