Eventos PNEFA

A Difa disponibilizou, nesta quinta-feira (20), o curso virtual (EAD) Febre aftosa: Vigilância e procedimentos na investigação de doença vesicular, voltado para os profissionais que trabalham com Defesa Sanitária Animal nos Órgãos Estaduais de Saúde Animal e nas Superintendências Federais de Agricultura. O período de inscrições da primeira turma inicia hoje (20) e vai até dia 28/05, com início previsto para dia 01 de junho. O curso, que é gratuito, disponibiliza certificado ao final a todos que concluírem as 11 unidades e tiverem aproveitamento de, pelo menos, 70% nas questões disponibilizadas ao longo do curso.

Gostaríamos de contar com uma ampla e forte mobilização de cada um de vocês, a fim de divulgarem e, especialmente, mobilizarem o engajamento de todos os colegas para a realização desse curso. Acreditamos que essa capacitação seja obrigatória para todo médico veterinário que atue na defesa sanitária animal, tanto no SVE como na SFA, e, ainda, recomendamos fortemente que seja realizado por todo apoio técnico (auxiliares e técnicos) e administrativo envolvido na área da saúde animal no SVO.

Ressaltamos que haverá possibilidade de interação entre os cursistas através de fóruns temáticos disponíveis na própria plataforma e, ainda, chat ao vivo com os instrutores do curso, formado por especialistas do Mapa, dos Órgãos Estaduais de Sanidade Animal e do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa.

Em uma linguagem clara e objetiva, o curso apresenta as características da febre aftosa e do sistema de vigilância brasileiro para essa doença, tendo como principal objetivo a revisão dos procedimentos realizados pelo serviço veterinário oficial brasileiro perante as notificações de suspeita de doença vesicular.

O treinamento virtual foi uma forma de mantermos a capacitação de todo nosso corpo técnico, mesmo durante a pandemia, e constitui-se de um conjunto de instruções para serem implementadas desde o primeiro aviso (notificação) da suspeita até a conclusão de sua investigação. Inclui as fases de investigação e de alerta, devendo ser de conhecimento e domínio de todos que atuam no serviço veterinário oficial.

Lançaremos mais um curso virtual (da vigilância baseada em risco, já disponibilizado aos estados que não utilizam a vacinação) no segundo semestre desse ano e, para realizá-lo, será pré-requisito ter concluído esse curso, que estamos disponibilizando a partir de hoje.

Contamos com vocês para realizar essa mobilização interna a fim de que todos em nível local, regional e central (outros setores da Defesa) realizem essa capacitação.

Por fim, informamos que sugestões de melhoria desse curso, podem ser enviadas para nosso e-mail pnefa@agricultura.gov.br.

Atenciosamente,


Diego Viali dos Santos
Médico Veterinário – Auditor Fiscal Federal Agropecuário
Divisão de Febre Aftosa e Outras Doenças Vesiculares – DIFA
Coordenação de Animais Terrestres – CAT
Coordenação Geral de Sanidade Animal – CGSA
Departamento de Saúde Animal – DSA
Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa