Evento regional aborda o ordenamento da cadeia do mel no Maranhão

30/08/2021 16:19

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) participou do I Encontro de Secretários de Agricultura e Apicultores da região do Alto Turi, evento regional realizado no município de Maranhãozinho, que tratou sobre o ordenamento da cadeia produtiva do mel.

A região se destaca como a maior produtora de mel no Estado e o principal ponto de pauta foi debater sobre as etapas da cadeia com foco na qualidade do produto e segurança do alimento ofertado aos maranhenses.

O fiscal estadual agropecuário da AGED de Santa Luzia do Paruá, Luís Carlos foi o representante da Unidade Regional da Agência de Zé Doca durante o evento. Na oportunidade ele apresentou as atividades desenvolvidas pela AGED na região e também abordou sobre o Programa Estadual de Sanidade das Abelhas, destacando a Portaria N° 43 de 08 de fevereiro de 2018, que regulamenta a fiscalização de trânsito de abelhas e seus produtos no Estado.

O fiscal frisou que é importante que os empreendimentos da cadeia produtiva do mel busquem fazer o registro no Serviço de Inspeção Oficial, como forma de garantir um produto inócuo e de qualidade para a população, com a devida inspeção higiênico-sanitária, conforme preconiza a legislação vigente.