Estados do Nordeste avaliam Plano Estratégico contra a febre aftosa

Representantes das EGEPE dos estados do Maranhão, Ceará, Piauí e Alagoas participaram, esta semana, de videoconferência para avaliar Plano

WhatsApp Image 2019-12-16 at 13.28.52 (1)

O Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação contra a Febre Aftosa foi tema da reunião trimestral da Comissão Gestora do Plano Estratégico do Bloco 3 (CCGE), realizada durante esta semana, por meio de videoconferência, entre representantes de alguns estados do Nordeste. O Maranhão foi representado por integrantes da equipe Gestora do Plano Estratégico, formado pelas fiscais estaduais agropecuário da Aged Margarida Prazeres e Fernanda Albuquerque, além de representantes do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec), Osvaldo Serra, da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), Ricardo Ataíde, e da Superintendência Federal de Agricultura do Maranhão (SFA-MA), Bruno Guimarães.

Além do Maranhão, a reunião teve a participação de representantes de Alagoas, Ceará e Piauí, que compõem a Comissão Gestora do Plano Estratégico no Bloco 3, formado pelos estados do Nordeste. “Cada estado apresentou o cumprimento dos compromissos firmados na execução do Plano Estratégico. Todos nós nos monitoramos, dividimos as nossas dificuldades, compartilhamos as nossas iniciativas e com isso vamos construindo, dando solidez ao plano estratégico”, explicou Margarida Prazeres, responsável pelo Programa de Erradicação e Prevenção contra a Febre Aftosa da Aged.

Antes da videoconferência, o Grupo Gestor do Plano Estratégico no Maranhão se reuniu para discutir tópicos referentes à execução do Plano no estado, entre os quais a proposta de alteração da Instrução Normativa 44, que regulamenta o Programa de Febre Aftosa. “Como a IN 44 é do ano de 2007, as condições sanitárias naquele ano já não se aplicam mais a hoje. Então, há a necessidade de uma reformulação, uma readequação das diretrizes do Programa. Nós levamos a pauta e discutimos alguns tópicos. Nossa próxima reunião vai ser no dia 11 de fevereiro. Mas, além disso, discutimos mecanismos de divulgação do Plano Estratégico, com a adoção do Dia D e também articulamos para nos reunirmos com deputados da Assembleia Legislativa”, detalhou Margarida Prazeres.

WhatsApp Image 2019-12-16 at 13.28.52 (2)