Estabelecimentos comemoram assinatura de Instrução Normativa

Os mais de quarenta estabelecimentos frigoríficos da região metropolitana  comemoram a assinatura da Instrução Normativa Metropolitana, realizada nesta quarta-feira(06) no Palácio dos Leões, pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca(SAGRIMA) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED). A Instrução normativa facilitará o comércio na Região Metropolitana e combate o abate clandestino.

A representante do estabelecimento frigorifico, D.A. Vital, Mafize Vital, destacou que “Eu vejo a assinatura dessa Instrução Normativa como muito importante para todos os abatedouros, visto que abrirá um leque de atuação, nos possibilitando comercializar nossas carnes em 13 municípios e isso estimula nossa economia, sendo uma grande avanço para toda a região.”

A medida autoriza o livre comércio de produtos de origem animal entre os treze municípios que integram a região e que possuem o Selo de Inspeção Municipal (SIM). A ideia é combater o abate clandestino, fortalecer e incentivar os SIM’s para cada cidade e ampliar o acesso dos consumidores a produtos com sanidade e qualidade garantidas.

Desta forma, o governo estadual terá uma importante vitória nas ações de combate o abate clandestino. “O objetivo do Governo do Estado é incentivar o comércio de produtos adequados às normas de inspeção, beneficiando diretamente o setor produtivo, dobrando o mercado consumidor, além de inibir o abate clandestino nesta região “, ressaltou o Secretário Márcio Honaiser, da SAGRIMA.

Os 41 estabelecimentos devidamente registrados com o Selo de Inspeção Municipal (SIM),já estão habilitados para a comercialização nos 13 municípios da região metropolitana, sendo eles: Alcântara, Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Bacabeira, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar e São Luís. Assim, a população dessas cidades terá acesso facilitado a produtos inspecionados.

Luciano Rosa, chefe executivo do Grupo Mateus ressaltou que “Essa instrução normativa tem uma grande importância pois temos o SIM na cidade de São Luís e poder expandir nossas carnes para as outras cidades da região metropolitana é um ganho muito grande, principalmente para o nosso grupo, que possui uma extensa capilaridade. ” Finalizou

O presidente da AGED, Sebastião Anchieta, ressaltou que “Essa assinatura é mais um importante passo do governo para a questão do abate clandestino, levando a mesa do consumidor maranhense alimentos devidamente inspecionados.”