Equipe da AGED presta auxílio no Centro de Testagem

Funcionários da Agência ajudam às equipes de saúde no setor de triagem

Por Suyane Scanssette
19/03/2020   15:55

Nesta semana, o Governo do Maranhão criou o Centro de Testagem para Coronavírus (Covid-19), como uma das medidas de prevenção e combate à doença, que ainda não foi registrada no Maranhão. O Centro começou a funcionar na Policlínica Diamante, em São Luís e conta com o apoio de funcionários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA).

Com as medidas tomadas pelo Governo do Estado, a AGED colocou à disposição funcionários, que se voluntariaram, para auxiliar nos trabalhos de Triagem do Centro de Testagem para o Covid-19.

As equipes de saúde já estão recebendo o auxílio da AGED nos trabalhos para triagem. Esse apoio é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a AGED e a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que está em vigor. O objetivo da parceria institucional é de garantir cooperação técnico-científica para realização de exames físico-químicos, microbiológicos, coleta de dados, pareceres laboratoriais para produtos e subprodutos de origem animal e diagnóstico de raiva, mas que neste momento foi ampliado para atender as necessidades do governo no combate e prevenção ao Coronavírus.

Sobre as ações no Centro de Testagem, o secretário de Saúde, Carlos Lula explicou que o procedimento é simples e rápido. Segundo ele, um enfermeiro colhe a amostra de secreção nas narinas e de saliva na boca do paciente, que entra por um setor isolado, faz os exames e vai embora pra casa, sem ter contato com nenhum outro paciente da rede pública de saúde.

O Centro de Testagem, implantado pelo Governo do Estado, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Por meio do número (98) 3133-6406, a população será auxiliada sobre o atendimento do Centro de Testagem do Maranhão. Há também o telefone 136, implantado pelo Ministério da Saúde, para esclarecimentos sobre o Covid-19.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao