Diretoria da AGED recebe secretário de Agricultura de Ribamar

Reunião, ocorrida esta semana, teve como pauta o Serviço de Inspeção Municipal, que está sendo implantado no município

Reunião

Fabiola Ewerton, diretora da Aged, Marcelo Falcão (CIPA), Assuero Batista, da UR de São Luís, e Alberto Carneiro, secretário de Agricultura de São José de Ribamar

29/01/2020  16:40

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São José de Ribamar, Alberto Carneiro, esteve, nesta terça-feira (28), na sede da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), no São Francisco, para tirar dúvidas sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que está sendo implantado no município. O gestor foi recebido pela diretora geral da Agência, Fabiola Ewerton, pelo chefe da Unidade Regional de São Luís, Assuero Batista, e pelo coordenador de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Aged, Marcelo Falcão.

Durante o encontro, Fabiola Ewerton ressaltou a importância do auxílio que o Município oferece para o funcionamento do Escritório de Atendimento à Comunidade da Aged, em Ribamar, além de ter destacado as vantagens do SIM, principalmente geração de renda e garantia de produtos de qualidade. “Hoje o município tem algumas estruturas industriais, que estão sendo adequadas, e a gente vem discutindo maneiras de fortalecer esse Sistema, não somente em São José de Ribamar, como também na Grande Ilha por meio de um Consórcio”, destacou a diretora geral da Aged.

Um exemplo das vantagens do SIM, mencionado durante a reunião, foi de um abatedouro de frangos, montado no município e que abate frangos dos produtores familiares de todo o entorno. O estabelecimento está pronto para ser registrado, aguardando apenas a conclusão da implantação do Serviço de Inspeção. O registro no SIM garante a possibilidade de fornecimento de produtos da agricultura familiar para programas de aquisição de alimentos, como PEAE (Programa de Alimentação Escolar) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Para o secretário de Agricultura, Alberto Carneiro, ter o SIM implantado em Ribamar é vantajoso para os produtores rurais, para os consumidores e para o próprio Município. “Os ganhos da atividade acontecem não somente para o produtor, em forma de renda, mas especialmente para aqueles que usufruem dos alimentos provenientes da prática, já que serão de boa qualidade, entregues principalmente na merenda escolar”, ressaltou.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao