Diretora Geral da AGED é indicada como representante do FONESA Nordeste.

Ocorreu nos últimos dias em Teresina, capital do Piauí, o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (FONESA) 2019, com o intuito de reunir para articular, discutir e encaminhar ao Consórcio de Governadores do Nordeste, propostas para o fortalecimento da Defesa Agropecuária Nordestina.

whatsapp_image_2019-08-21_at_093041

Governador do Estado do Piauí e representantes das Agências de Defesa Agropecuária do Nordeste (Foto: Secom Piauí)

Wellington Dias, Governador do Piauí enfatizou que os órgãos dos estados nordestinos irão, a partir de agora, trabalhar de forma conjunta. “A intenção é planejar de forma conjunta aquilo que cada estado fazia isoladamente, às vezes, parecendo uma concorrência, dentro do próprio nordeste. Agora vamos ter que trabalhar de forma conjunta, onde a região planeja diversas estratégias para áreas como turismo, agricultura, aeroportos, ferrovias, entre outros.”

dsc_0266 - Cópia

(Foto: Secom Piauí)

A Diretora Geral da AGED, Fabiola Ewerton foi indicada pelos representantes dos estados do Piauí e do Pernambuco para ser a Representante do Fonesa Nordeste, e foi aceita de forma unanime. A gestão ocorrerá no período de dois (2) anos.

Fabiola Ewerton destacou: “O Fonesa é um fórum importante onde todos os Gestores de Defesa Agropecuária podem estar discutindo suas dificuldades e também soluções conjuntas. No recorte do Fonesa Nordeste é importante a integração porque todos temos realidades similares, e essas realidades também possuem desafios conjuntos. Trabalhar de forma conjunta possibilita para cada um dos estados nordestinos achar soluções para um avanço coletivo. Sabemos que existem inúmeros desafios para a defesa agropecuária, mas a potencialidade da produção primaria da nossa região é gigantesca, e trabalhando a defesa de forma organizada e integrada, conseguiremos grandes avanços, para que de fato, o Nordeste Brasileiro seja o grande celeiro do país”. Finalizou.

Sobre o Consórcio Nordeste

No mesmo período aconteceu uma reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, onde reuniu sete (7) dos nove (9) governadores do nordeste, além de dois (2) vice-governadores.  O encontro visou avançar na construção de um plano comum de desenvolvimento para a região, abrangendo todas as áreas inerentes à administração pública.

cats

Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino. (Foto: Secom Piauí)

“Por sermos patriotas, defendemos a união entre os brasileiros. Por isso, pensamos nas parcerias entre os nove estados e estamos abertos ao diálogo. Acho que o Consórcio Nordeste já é um grande sucesso e vai propiciar cada vez melhores resultados tanto para os seus nove integrantes como para todo o Brasil”, ressaltou o governador Flávio Dino.