Desenvolvimento de agroindústrias maranhenses é foco de parceria da Aged com BNB

Representantes do Banco do Nordeste estiveram na sede da Agência, nesta terça-feira (14), para apresentar Programa de Desenvolvimento Territorial

WhatsApp Image 2020-01-14 at 15.29.15

14/01/2020   15:46

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) pretende contribuir para a estruturação de áreas com agroindústrias, principalmente as que pretendem aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) para comercializar produtos fora do Maranhão. Para isso, a Aged vai ser inserida nas ações do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste, conforme definido em reunião entre a diretoria da Aged, gestores do BNB e da Superintendência Federal de Agricultura no Maranhão (SFA/MA), na manhã desta terça-feira (14).

“Vamos analisar os planos de desenvolvimento dos territórios, entendendo que é fundamental a presença da Aged para a estruturação dos elos das cadeias produtivas, principalmente no que diz respeito à agroindustrialização. Também ficou acordado um alinhamento para o edital do Fundeci (Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação), no qual a Aged apresentará duas propostas, principalmente baseada na estruturação de áreas que têm agroindústrias que estão pleiteando o Sisbi. A contribuição para essas cadeias produtivas será no avanço da comercialização da produção e principalmente a adequação dessas agroindústrias para comercialização no Brasil”, destacou a diretora geral da Aged, Fabiola Ewerton.

Para o superintendente Federal de Agricultura no Maranhão (SFA/MA), Fernando Lima, é necessário estruturar as agroindústrias para que os produtores possam não apenas ter acesso ao Sisbi como, de fato, fazer seus produtos chegarem a outros estados. Já a diretora de Defesa Animal da Aged, Tânia Duarte, afirmou que é muito gratificante perceber que as instituições estão começando a perceber a importância da defesa agropecuária para o desenvolvimento regional.

Segundo Mauro César Nascimento, gerente de desenvolvimento do BNB, o Prodeter é uma estratégia para contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região. “As prioridades do BNB no Maranhão são as cadeias produtivas do Sepab (Sistema Estadual de Produção e Abastecimento). O banco tem recursos, mas só podemos dispender esses recursos com os projetos garantidos”, explicou. Atualmente, as cadeias produtivas inseridas no Sepab são mel, extrativismo, hortifrúti, mandiocultura, ovinocapinocultura e piscicultura.

Também participaram da reunião o gerente de Governo do BNB, César Oliveira, o chefe da Assessoria de Planejamento da Aged, Fábio Soares, e a fiscal estadual agropecuário da Aged Keyla Maria Teles.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao