Com o intuito de contribuir para a habilitação de médicos veterinários no diagnóstico e controle da brucelose e tuberculose, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) participará do XVII Curso de Treinamento e Habilitação em métodos de diagnóstico e controle da brucelose e tuberculose animal e noções básicas em encefalopatia espongiforme transmissível da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que acontece de 15 a 19 de agosto.
O curso é uma das ações do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), que selecionou as universidades responsáveis por habilitar médicos veterinários. “A Uema, como todas as universidades que são responsáveis pela oferta desse curso, cuida da parte didática, teórica e prática, com o objetivo de levar a habilitação técnica a esses veterinários. O curso é pré-requisito para que ele seja habilitado a fazer o diagnóstico de brucelose e tuberculose”, explica o coordenador do curso, Hamilton Pereira Santos.
O treinamento, que está em sua 17ª edição, ocorre de acordo com a demanda dos próprios veterinários. Atualmente, essas zoonoses, que são de interesse nas regiões de bacia leiteira, têm recebido maior destaque como consequência da exportação de gado vivo pelo Maranhão e da ampliação da promoção do PNCEBT no estado.
A habilitação é o primeiro passo para que o médico veterinário possa se cadastrar junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e à Aged para vacinar bezerras de 03 a 08 meses contra brucelose e atuar no controle dessas doenças.
Serviço:
Evento: XVII Curso de Treinamento e Habilitação em métodos de diagnóstico e controle da brucelose e tuberculose animal e noções básicas em encefalopatia espongiforme transmissível.
Quando: 15 a 19 de agosto
Onde: Curso de Medicina Veterinária da Uema – Campus São Luís.
Investimento: R$ 700,00 reais
Contatos: (98) 3218 8438 – 981550761.