Corpo técnico da AGED participa de treinamento promovido pelo Mapa

O curso faz parte das metas do Plano Estratégico do Programa de Erradicação da Aftosa

Por Suyane Scanssette
21/08/2020 11:45

Com o tema “Manual de Investigação de Doença Vesicular”, técnicos e fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão ( AGED/MA) participaram de um treinamento promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no período de 19 a 21 de agosto de 2020, na modalidade on-line.

O objetivo do treinamento é aumentar a eficiência do Serviço de Atenção Veterinária, através da atualização e nivelamento do conhecimento técnico dos médicos veterinários e harmonização de procedimentos. Além disso, ele visa atender a uma meta do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) para o avanço do estado e do País para o status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

De acordo com a coordenadora do curso, a auditora fiscal federal agropecuária Katherine Fragoso o conhecimento oferecido neste curso é imprescindível para a atuação no PNEFA, pois apresenta as informações que todos os médicos veterinários que atuam no Serviço Veterinário Oficial devem conhecer para o correto atendimento a qualquer suspeita de doença vesicular.

“ Algumas doenças vesiculares possuem uma peculiaridade de serem clinicamente indistinguível da febre aftosa, necessitando de um diagnóstico laboratorial rápido e preciso para a diferenciação e tomada de atitude correta quanto ao foco. Dentre elas está a Estomatite Vesicular, uma doença viral que configura na lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como de notificação obrigatória”, destacou a coordenadora.

A fiscal estadual agropecuária da AGED e responsável técnica no Estado pelo PNEFA, Margarida Prazeres participou do treinamento e destacou a importância de capacitação da equipe para o atendimento de doença vesicular nas propriedades rurais. “O conhecimento municia todo o corpo técnico a ter um olhar mais atento para a vigilância das doenças vesiculares. É um treinamento completo e de relevância para os médicos veterinários, de forma a proporcionar mais qualidade no trabalho de campo”, ressaltou.

Treinamento planejado

O treinamento sobre doenças vesiculares é oferecido pela Divisão de Febre Aftosa, do Departamento de Saúde Animal (DIFA/DSA) do Mapa desde 2012 e já foram treinados quase mil veterinários em todo o Brasil. Ele é um treinamento que foi planejado para ser presencial, com aplicação de simulado prático a campo. Porém, com a pandemia de covid-19, não houve mais possibilidade de fazer o treinamento durante 2020 na modalidade presencial. Desta forma, foi disponibilizada a modalidade teórica virtual, para atender as demandas dos estados, com o uso de ferramentas virtuais e de fácil acesso a todos os participantes, para compartilhar o conhecimento, experiências e materiais de consulta.

 

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao