Coordenadores da Aged participam de reunião técnica com integrantes das Secretarias Estadual de Saúde e órgãos vinculados ao Programa da Raiva

Foto: Rita Matos

Adailton Santos (Gestor da Unidade Regional de Saúde de Zé Doca), Daniel Soares (Chefe do Departamento do Controle de Zoonoses do Estado do Maranhão), Sonivalde Santana (Coordenadora do Programa de Controle de Raiva dos Herbívoros da Aged) e Arnaldo Muniz (Secretário Adjunto da Política de Atenção Básica e Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão)

Na manhã de terça-feira (16), no auditório da Central Estadual de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológico, localizado na Avenida dos Franceses, s\n, Vila Palmeira, São Lúis-MA, foi realizado uma Reunião Técnica das ações de monitoramento e propostas na área da Raiva Urbana e Silvestre. Participaram da reunião, coordenadores da Agência de Defesa Agropecuária do estado do Maranhão, integrantes da Secretaria Estadual de Saúde especialmente vinculados ás Zoonoses, bem como integrantes de órgãos vinculados ao Programa de Raiva, Sonivalde Santana (Coordenadora do Programa de Controle de Raiva dos Herbívoros da Aged), Daniel Soares (Chefe do Departamento do Controle de Zoonoses do Estado do Maranhão) e Arnaldo Muniz (Secretário Adjunto da Política de Atenção Básica e Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão)  e os Secretários de Saúde do estado do Pará (Fernando Augusto Esteves e Alberto Begot).

De acordo com Sonivalde Santana (Coordenadora do Programa de Controle de Raiva dos Herbívoros da Aged), o objetivo dessa reunião técnica, é debater a forma como trabalhamos. “Alinharmos estratégias para atuar nas regiões fronteiriças entre o Pará e Maranhão, que são regiões onde tem risco para as ocorrências de raiva tanto humana quanto animal, em relação às palestras ministradas abordarei as ações que a Aged faz no Maranhão, mostrarei dados, citarei também a respeito do surto que teve em 2004 e em 2005 onde tiveram várias mortes de raiva causadas por morcego no estado do Pará e no Maranhão”, afirmou a coordenadora.

Daniel Soares (Chefe do Departamento do Controle de Zoonoses do Estado do Maranhão), falou a respeito da importância da parceria e da satisfação de ter convidado a Aged de participar desta reunião técnica. “É de fundamental importância realizar esse tipo de reunião técnica, principalmente desde quando tivemos um surto de raiva humana no Pará em 2004 e no Maranhão em 2005 e tiveram 24 mortes, hoje tivemos a oportunidade de sentar, nos reunir, debater, discutir e que possamos desenvolver um plano de ações conjunta a nível de parceria para que esses surtos não se repitam, é com grande satisfação que fiz o convite a Aged para participar conosco dessa reunião técnica e esperamos estreitar muito mais essa parceria.” Conclui o chefe.

Raiva saiba como se proteger!

O que é a Raiva?

A Raiva é uma doença causada por vírus transmitida, principalmente por cães, gatos, macacos e morcegos.

Como se Pega?

A transmissão se dá pela penetração do vírus, presente na saliva do animal doente, principalmente, através da mordida, arranhões ou lambedura da pele ou mucosas.

O que fazer em caso de agressão?

Como podemos evitar a raiva

Rita Matos
Jornalista