Comitê e Câmara Técnica dos animais aquáticos de cultivo debatem metas e ações para 2022

30/12/2021 10:54

As reuniões do Comitê Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos de Cultivo no Maranhão e da Câmara Setorial de Aquicultura debateram, respectivamente, sobre as diretrizes para estabelecimento de ações e agenda de reunião em 2022 e da elaboração de proposta para um edital de Aquicultura, para obtenção de recursos junto a FAPEMA.

Em ambas as reuniões, colaborando com os debates, esteve presente de modo remoto, o Dr. Matias Alberto Schramm que é professor/pesquisador no Instituto Federal de Santa Catarina/Itajaí, professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente – IFSC e membro do grupo Ad Hoc de resíduos e contaminantes em recursos pesqueiros do Ministério da Agricultura – MAPA.

Os membros do Comitê presentes na reunião dialogaram sobre as demandas realizadas pelo colegiado ao longo de 2021 e traçaram as diretrizes com o cronograma das reuniões do ano de 2022.

Além disso, uma boa notícia foi o agendamento de uma reunião com o diretor da FAPEMA na primeira semana de janeiro para discutirem sobre o edital, uma vez que existem recursos para execução de pesquisas e ações voltadas para os animais aquáticos de cultivo. Há também uma possibilidade de que o edital seja em consórcio com outras Agências de pesquisa do Nordeste.

A secretária executiva do Comitê, Alanna Raíssa Araújo avaliou que a atuação do Comitê durante o ano foi significativa, pois foram discutidos temas importantes, a exemplo da organização da cadeia produtiva dos animais aquáticos, incluindo o cadastramento das propriedades aquícolas e medidas pontuais para promoção da sanidade desses animais.