Pinheiro esteve entre as Unidades Regionais da Aged que promoveram eventos para comemoração do marco.
Para marcar a conquista de 15 anos sem ocorrência de febre aftosa no Maranhão, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), em parceria com secretarias municipais e entidades ligadas ao agronegócio, promoveu eventos em seis municípios do estado, de 31 de agosto a 13 de setembro, para comemorar o status sanitário de área livre de febre aftosa com vacinação e explicar os avanços econômicos que a imunização dos rebanhos gerou.
Em Balsas, Imperatriz, Presidente Dutra, Viana, Pinheiro e Caxias, veterinários ministraram palestras explicando o caminho percorrido pela defesa agropecuária para prevenir a doença. “Pudemos repassar a importância das ações do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, des
tacando também as ações estratégicas para reabilitar os produtores inadimplentes com a vacinação. Conseguimos demonstrar a importância da Defesa Agropecuária para tornar a bovinocultura do Maranhão competitiva no agronegócio e para a oferta de alimentos de qualidade”, avalia a chefe da Unidade Regional Caxias, Nádia Oliveira Medeiros.
Os eventos foram marcados pela presença de autoridades locais, criadores, estudantes, médicos veterinários e técnicos de extensão rural. “Não adianta ninguém querer fazer as coisas sozinho, precisamos das parcerias para melhorar a saúde de todos. Estamos garantindo o consumo de carne de qualidade”, defendeu o secretário municipal de Agricultura de Caxias, Manoel Silveira.
Especialistas da área também compareceram às comemorações. Em Caxias, o professor do curso de Zootecnia do IFMA destacou a relevância do trabalho de defesa agropecuária. “Através da atuação da Aged, saímos do Risco Desconhecido para o Baixo Risco, isto é, para o status de área livre com vacinação, com reconhecimento internacional”, pontuou.