Começa a colheita do abacaxi em Balsas

O gestor da AGED em Balsas participou do evento de início da colheita do abacaxi

16/04/2021 09:21

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) em Balsas participou nesta quinta-feira, 15, no município de Riachão, do evento de início da colheita do abacaxi, em uma propriedade rural, localizada no povoado Bacuri.

A fazenda possuí uma área de 7,0 hectares com a cultura do abacaxi e está prevista a colheita de 88 mil frutos até o final da safra. A propriedade não utiliza agrotóxicos e trabalha na produção orgânica do plantio.

Os frutos, que são produzidos pela agricultura familiar, são comercializados em feiras e mercados dos municípios de Riachão e Feira Nova do Maranhão.
Participaram deste evento de colheita do abacaxi representantes da AGED, Banco do Nordeste, Prefeitura de Riachão, Secretaria Municipal de Agricultura de Riachão, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, empresários do agronegócio, produtores rurais e a imprensa local.

A AGED executa ações em defesa sanitária vegetal com objetivo salvaguardar a produção agrícola maranhense dos danos causados por pragas, doenças e plantas daninhas. Ações como levantamentos fitossanitários, monitoramento, controle do trânsito inter e intraestadual de cargas, produtos e subprodutos de origem vegetal, cadastramento de propriedades com exploração agrícola, dentre outras são fundamentais para o cuidado com o patrimônio agrícola do Estado do Maranhão.