Cerca de 300 quilos de carne clandestina são inutilizados em Açailândia

A carga foi encontrada em uma caminhonete sem qualquer condição sanitária

Por Suyane Scanssette
18/05/2020   11:27

Uma ação que envolveu as polícias militar e civil e os fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) apreendeu uma carga irregular de cerca de 300 quilos de carne sem procedência sanitária, em Açailândia, na última sexta-feira, 15.

A polícia militar abordou uma caminhonete prata e encontrou na sua caçamba uma carga contendo aproximadamente 300 kg de carne bovina sendo transportada de forma inadequada, cuja origem de abate é supostamente clandestina, caracterizando assim produto inadequado para o consumo humano.

A AGED foi acionada e o produto apreendido foi direcionado para a delegacia municipal da polícia civil de Açailândia, para elucidação dos fatos. Os fiscais estaduais agropecuários da AGED lavraram os autos de infração pelo transporte inadequado de produto de origem animal e para inutilização da carga.

O gestor da Unidade Regional da AGED em Açailândia, Damião Barbosa informou que receberam cerca de 300 kg de carne bovina e, após lavrado auto de infração de 1.700 reais e o termo de apreensão e inutilização do produto, a carga foi transportada para o aterro sanitário do município para inutilização e incineração com escolta da polícia civil.

“A regional da AGED de Açailândia vem combatendo o abate clandestino de animais, prática ainda em uso em nossa região e sempre contamos com a parceria das polícias militar, civil e rodoviária federal com apoio do Ministério Público. Nosso objetivo é proteger o consumidor de produtos que possam causar prejuízos à saúde da população”, esclareceu Damião.

Os infratores, flagrados com a carga irregular, receberam orientações sobre as normas corretas do serviço de inspeção e a maneira adequada de proceder o transporte dos produtos de origem animal.