Nesta quinta, 5, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), realizaram o lançamento oficial da 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa de 2016, em São José de Ribamar, com a presença do secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, o presidente da Aged, Sebastião Anchieta, o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim e representantes das prefeituras da Ilha de São Luís.
Para o secretário Honaiser, a manutenção do estado como livre de aftosa é fundamental para o crescimento da pecuária e atração de investimentos. “Fizemos recentemente o primeiro embarque de bois vivos maranhenses rumo ao mercado internacional, vamos iniciar a construção de matadouros regionais, estamos buscando investimentos no setor frigorífico e incentivando a cadeia de carne e couro; e tudo isso só será possível com o gado vacinado não só contra aftosa, como raiva e brucelose”. Segundo ele, o objetivo a longo prazo é tornar o estado livre de aftosa sem vacinação. “É preciso que toda a sociedade esteja envolvida: criadores, secretarias municipais, prefeituras, todos unidos nesse trabalho”, reforçou.
Na ocasião, além da vacinação, foram realizadas ações de educação para crianças da comunidade vizinha à fazenda. O grupo de 35 alunos da Unidade Escolar Anita Rocha, participou de trilhas, peça de teatro e aprenderam mais sobre a importância da vacinação contra aftosa. Para o prefeito Gil Cutrim, de São José de Ribamar, que alcançou 100% de cobertura vacinal na última etapa, a realização do evento em uma pequena propriedade representa a intenção da campanha. “A presença desses alunos reflete o trabalho necessário de conscientização dentro e fora da sala de aula, para mostrar a defesa do meio ambiente e a agricultura do nosso município. Agrademos a eficiência e a competência das equipes da Sagrima e da Aged, que coordenada pelo governador Flávio Dino, vem se dedicando à defesa agropecuária do nosso estado”, disse.