Avanços e desafios para os órgãos de Defesa Agropecuária do Nordeste

Reunião do Fonesa-NE discutiu temas importantes para o País

10/03/2020   13:08

Representantes do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) para a região Nordeste estiveram reunidos ontem e hoje em Fortaleza-CE para discutir temas importantes e de interesse regional e nacional.

A reunião contou com a presença do Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, da vice-presidente do Fonesa-NE e diretora geral da AGED/MA, Fabiola Ewerton e os diretores de Defesa Agropecuária dos 8 Estados do Nordeste. Todos discutiram sobre os avanços, desafios e apresentaram propostas para a melhoria da atuação dos Órgãos de Defesa Agropecuária em todo Nordeste.

Na pauta da reunião temas importantes para o País, tais como: a execução dos Serviços de Inspeção, controle e erradicação da Peste Suína Clássica (PSC), funcionamento dos Postos Fixos de Fiscalização Agropecuária, dentre outros.

Segundo Fabiola Ewerton, os órgãos de Defesa Agropecuária do Nordeste vêm seguindo a linha do plano de governo dos executivos estaduais, ao estreitarem relações de parceria para melhoria dos serviços e otimização de recursos.

O Fonesa foi criado em 2000 e é formado por entidades de defesa agropecuária de todo o país. Está subdividido por regiões e tem como principal finalidade promover a permanente articulação entre os órgãos, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.