Agricultores de 20 povoados são beneficiados com Recebimento Itinerante na Regional Imperatriz

Equipe da Unidade Regional Imperatriz da Aged responsável pela condução do último Recebimento Itinerante, no final de novembro.

Equipe da Unidade Regional Imperatriz da Aged responsável pela condução do último Recebimento Itinerante, no final de novembro.

A Unidade Regional Imperatriz da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) registrou atendimento a 20 povoados e assentamentos, em cinco municípios, pelo Projeto Recebimento Itinerante. Em sua última ação, em convênio com a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart) e a Secretaria de agricultura do município, os agricultores da zona rural de Buritirana tiveram a oportunidade de devolver embalagens vazias de agrotóxicos em quatro postos de recebimento temporários.

“Os pequenos agricultores, em sua maioria, desconhecem e, por isso, descumprem a lei estadual de agrotóxicos. O projeto Recebimento Itinerante, que casa palestras com a implantação de postos temporários, tem a importância de conscientizar a população sobre os agrotóxicos e seus derivados, e dá oportunidade aos produtores de devolver embalagens vazias em seu município, já que a maioria deles não tem condição de devolver na Central, em Imperatriz”, explica o fiscal agropecuário da Aged/MA André Gonçalves Ferreira.

Ao todo, mais de 690 agricultores participaram das capacitações oferecidas pelos agrônomos da Regional Imperatriz da Aged/MA em 2016. Em Buritirana, último município contemplado pela iniciativa, foram realizadas palestras nos povoados de Centro do Zénel, Genipapo, Tabuleirão e Tanque I. Em 2015, outras quatro localidades da cidade haviam sido contempladas.

“Esse já é o segundo ano que realizamos o recebimento itinerante no município, nossa intenção é que se torne uma ação tradicional todo ano”, disse o gerente da Aciart, Lourival Sousa. Como resultado, foram recebidos cerca de 360 kg de embalagens vazias de agrotóxicos.

A ação, realizada no dia 30 de novembro, contou com a adesão e aprovação dos agricultores locais. “Essa ação de recolhimento de embalagens de agrotóxico aqui no povoado é muito importante para devolvermos as nossas embalagens”, disse o agricultor assentado do povoado Taboleirão Luis Carlos Oliveira.