Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), através da Coordenadoria de Inspeção Animal e Setor de Trânsito Animal realizaram nesta manhã, (01) na área Vip da Estação Ferroviária da Vale, um treinamento “Alimentos Seguro e Orientações” para funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, do setor ferroviário.
Durante o treinamento foram realizadas palestras com o engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário do setor da Defesa Vegetal da Aged, Hamilton Cruz, falou sobre o objetivo do treinamento. “Qualificar e sensibilizar no controle de qualidade de produtos de origem animal e vegetal melhoria e qualificação técnica no que diz respeito à legislação destes produtos, seu transporte e comercialização. Quando conseguimos tirar um produtor da clandestinidade, agregamos valor a este produto, bem como alimento seguro e sem risco para a população”, afirmou o Fiscal.
A médica veterinária e fiscal estadual agropecuário, Tânia Duarte, falou do processo de registro no Serviço de Inspeção Estadual, perigos de contaminação da carne, qualidade na produção de alimentos e higiene dos manipuladores.
A médica veterinária, fiscal estadual agropecuário e responsável pelo setor de Trânsito Animal, Michelle Vargens, ressaltou a importância da parceria com a vale. “As parcerias entre a Aged e a Vale vem se intensificando cada vez mais. Elas continuarão acontecendo no intuito de coibir todos os tipos de irregularidades ligadas ao setor animal e vegetal, para com isso ser ofertado à população alimentos de qualidade, pois essa é uma das grandes missões da Aged”, declarou Michelle Vargens.
A Analista Operacional do Setor Ferroviário da Vale, Mariluna Barroso, falou da satisfação da parceria entre a Vale e a Aged. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria, pois agregar conhecimento e aprendizado é sempre bom, nós recebemos diariamente muitos passageiros no trem, então é de suma importância que a nossa equipe de bordo passe por esse treinamento, sendo que os mesmos ficarão muito mais qualificados” Finalizou a analista.
Rita Matos\ Jornalista
SRTE MA 0001339/MA