AGED vistoria bovinos que estavam sendo transportados sem documentação zoossanitária

Por Suyane Scanssette
03/03/2021 09:00

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Caxias foram acionados pela Polícia Rodoviária Federal, na BR 316, para vistoriar dois caminhões boiadeiros, que transportavam 22 bovinos cada. Os policiais deram ordem de parada para os veículos e identificaram que os condutores das cargas transportavam os animais sem a documentação zoossanitária exigida por Lei, que é a Guia de Trânsito Animal – GTA.

Segundo informações dos condutores dos veículos repassadas aos policiais, os animais seguiriam para um abatedouro em Timon e para uma propriedade rural em Coelho Neto. Por não estarem com a GTA, a Unidade Regional da AGED de Caxias foi acionada para as medidas cabíveis à ocorrência.

A gestora da UR da AGED em Caxias, Nádia Medeiros informou que após a apresentação das GTA’s, os animais foram liberados para seus respectivos destinos. “Com o objetivo de confirmarmos a veracidade dos fatos, fiscais estaduais agropecuários dos escritórios da AGED de Timon e de Coelho Neto, se deslocaram aos respectivos estabelecimentos rurais para constatar a chegada dos animais. Além da ausência de documento de trânsito, as cargas não estavam acompanhadas de nota fiscal e o Posto Fiscal Especial de Timon também foi acionado, para realizar os procedimentos fiscais pertinentes aos fatos”, explicou.

A Guia de Trânsito Animal representa a idoneidade sanitária dos animais, pois fornece informações importantes inerentes à saúde e as principais vacinas administradas nos mesmos. A GTA também permite ao Serviço Veterinário Oficial rastrear tanto a origem quanto o destino dos animais transportados, possibilitando a adoção de medidas emergenciais em caso de surgimento de algum agravo sanitário.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao