AGED – VAQUEJADA

nota de esclarecimentoA presença da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED/MA se faz obrigatória em eventos aglomerações de animais em todos os municípios do Estado.

 

A presença da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED/MA se faz obrigatória em eventos aglomerações de animais em todos os municípios do Estado.

Zelar pelo patrimônio pecuário estadual é uma das atribuições da agência decretada pelo Governo do Estado do Maranhão na Lei 7.386 de 16 de julho de 1999.

Em referência ao recente acontecimento ocorrido no município de Mirador, no dia 07/08/11, onde a agência fiscalizou e constatou a ausência de documentação zoosanitária (GTA, Exame de Morno, AIE e atestado sanitário de Influenza) em grande parte dos animais presentes na aglomeração (vaquejada), o que não inviabilizou o evento em nenhum momento, pois havia animais aptos dentro da legislação em vigor, ou seja, com os seus exames em dia.

Os promotores do evento cancelaram a vaquejada sem, no entanto comunicar aos participantes o que gerou uma polêmica sobre a participação da AGED como órgão  de fiscalização oficial.

Vale ressaltar que para o trânsito de animais inter e intraestaduais é obrigatório a apresentação de documentação sanitária específica, sendo estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio de atos normativos da Agência de Defesa Estadual.

A  chefe da Unidade Veterinária local de Pastos Bons cumpriu o disposto no art. 39 da Legislação Estadual e em nenhum momento deixou de esclarecer sobre as normas para a realização de eventos de aglomerações, sua participação é necessária, pois desse modo  haverá o controle de enfermidades presentes nos animais , preservando a saúde pública.

O mormo é uma enfermidade que acomete os eqüídeos e transmissíveis aos humanos, podendo levar a óbito, por isso seu controle, faz parte da lista de notificação obrigatório do MAPA.

Sabemos que a vaquejada é um evento da cultura do nosso Estado e fundamental como lazer para a população. A agência somente tem o intuito de contribuir para o pleno êxito desse formato, cuidando da segurança dos organizadores, seus participantes e o público em geral. Sabemos do seu caráter dispendioso e sobre o trabalho de seus organizadores e contamos com sua compreensão e comprometimento na execução das ações de defesa animal.