AGED trata sobre vigilância epidemiológica com diretoria do IFMA Maracanã

Por Suyane Scanssette
24/05/2021 08:53

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) esteve reunida com a direção geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) do campus Maracanã para tratar sobre a Vigilância Epidemiológica em Propriedade de Risco para Enfermidade Vesicular, Brucelose e Tuberculose.

Participaram da reunião, realizada no último dia 20, a fiscal estadual agropecuário da AGED, Keylla Cardoso; o técnico de fiscalização agropecuária, José Ribamar Gonçalves Junior; o diretor Geral do Campus, Jeovani Machado Rodrigues; o diretor do Departamento de Produção e Apoio Didático, José da Conceição Barbosa Silva e os médicos veterinários Diogo Gomes Serra e Arnon Cunha Reis.

O objetivo da reunião foi de reforçar a importância do trabalho de fiscalização da AGED, visto que o IFMA é considerado uma propriedade de risco e precisa ser monitorado constantemente. Formalmente, houve a apresentação da equipe técnica da Agência que realiza as ações de vigilância epidemiológica.

Após a reunião, o Serviço Veterinário Oficial (SVO) da AGED foi fazer a vigilância epidemiológica e inspeção dos animais. Durante a ação foi aplicado o novo Formulário de Vigilância Epidemiológica em Propriedade Rural, implantado pela Coordenação de Defesa Animal da AGED.

A fiscal Keylla Cardoso explicou sobre a importância do trabalho de vigilância, pois é através da inspeção clínica e de seus procedimentos é que são observadas as alterações na sanidade dos animais e de quais providências devem ser imediatamente tomadas, caso haja alguma ocorrência sanitária detectada naquela propriedade.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao