AGED traça estratégias para a vacinação contra aftosa para a cidade de Buriti Bravo

Várias entidades vão se unir para melhorar o índice de cobertura vacinal no município

28/10/2020 17:24

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) promoveu reunião com representantes do Sindicato Rural, da Secretaria Municipal de Agricultura e produtores rurais de Buriti Bravo para traçar estratégias de ação para a realização da II Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no município.

A ideia é de auxiliar o pequeno produtor na execução das ações inerentes de campanha contando com o apoio das entidades parceiras como a FAEMA e FAMEM. Essa parceria tem como objetivo melhorar o índice de vacinação contra aftosa no município, uma vez que nas últimas campanhas a cidade de Buriti Bravo não atingiu a cobertura preconizada pelo Ministério da Agricultura que é de 90% das propriedades rurais.

De acordo com a fiscal estadual agropecuária da AGED, Margarida Prazeres, a reunião faz parte do cumprimento de ações do Plano Estratégico para ampliação da zona livre de aftosa sem vacinação, que prevê a interação com as partes interessadas, ou seja, entre o poder público, a sociedade civil e o setor privado.

Margarida explica ainda que a atuação da Equipe Gestora do Plano Estratégico para ampliação da zona livre de aftosa sem vacinação foi importante para agregar diversos atores e assim fazer com que o Estado do Maranhão avance no cumprimento das ações propostas no Plano.

Participaram da reunião o presidente da FAEMA, Hilton Coelho; o presidente do Sindicato Rural de Buriti Bravo, Américo Costa; o Coordenador de Ações e Projetos da Secretaria Municipal de Agricultura do município de Buriti Bravo, André Santos de Sousa; representando a Famem, Rita de Cássia Neiva; pela AGED, a Coordenadora de Defesa Animal, Jucielly Oliveira; a responsável técnica no Maranhão pelo PNEFA, Margarida Prazeres;  a gestora da Unidade Regional de São João dos Patos, Waldívia Oliveira, o chefe da Unidade Local de Colinas, Rogério Tavares e vários produtores rurais do município de Buriti Bravo.