AGED, SUVISA e PRF montam operação na grande ilha de São Luís

Por Suyane Scanssette
19/07/2021 12:32

Uma operação foi montada na grande ilha de São Luís para fiscalizar a circulação de trânsito de vegetais, animais e seus produtos e subprodutos. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), em parceria com a Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária (Suvisa) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), montou uma blitz na BR 135, próximo a Pedrinhas, na última sexta-feira para fiscalização do trânsito agropecuário.

Durante nove horas de fiscalização, as equipes fiscalizaram o trânsito tanto na entrada como na saída de São Luís e vistoriaram 310 veículos dentre vans, ônibus, caminhões e carros com carga. Ilícitos e irregularidades foram encontrados. Os fiscais da AGED aplicaram 04 advertências, sendo 02 por produto de origem animal e 02 por animais. Ainda foram aplicados 06 autos de infração, sendo 04 cargas de pescado em geral por ausência de documentação sanitária ou mal acondicionamento e 02 cargas de animais autuadas por não possuir a Guia de Trânsito Animal.

A diretora Geral da AGED, Fabiola Ewerton informou que a Agência tem intensificado as fiscalizações móveis em todo o Estado e que o objetivo da operação realizada em São Luís foi para coibir os ilícitos. “Temos como foco evitar que os ilícitos cheguem no comércio da ilha ou dentro das propriedades rurais podendo trazer riscos para produção agropecuária do Estado”, explicou.

O fiscal da Suvisa, Cláudio Bogéa disse que o dever da Vigilância é promover saúde. “O transporte de alimentos deve ser feito por veículos que proporcionem a segurança alimentar até chegar a mesa do consumidor”, esclareceu.

Mais fiscalizações pelo Estado

Além da blitz montada em São Luís, a AGED, por meio das suas Unidades Regionais, montou operações para fiscalização do trânsito agropecuário em várias localidades na semana passada. De Norte a Sul, de Leste a Oeste foram várias operações montadas com o objetivo de preservar o patrimônio agropecuário maranhense.

A UR de Balsas, montou blitz na BR 230, em parceria com a PRF. Já a UR de Bacabal montou operação em Altamira do Maranhão para fiscalizar o trânsito agropecuário. A UR de Zé Doca também fiscalizou o trânsito de animais, vegetais e seus produtos e subprodutos na barreira de Boa Vista do Gurupi. A UR de Rosário realizou blitz em Santa Rita fiscalizando caminhões, cargas visando coibir os ilícitos. A UR de Imperatriz que realizou fiscalização móvel em Porto Franco, unindo as equipes das ULSAV’s de Estreito e Porto Franco para a operação. E a UR de Itapecuru-Mirim também realizou blitz para fiscalizar o trânsito agropecuário.

Uma das principais vantagens deste tipo de ação é o efeito surpresa com o objetivo de coibir o trânsito ilícito e irregular dos animais, vegetais e dos seus produtos e subprodutos. Durante a blitz, os fiscais realizaram a conferência dos documentos sanitários obrigatórios visando coibir fraudes, falsificações, adulterações nos documentos sanitários, impedindo a disseminação de pragas dos vegetais e doenças dos animais, além de minimizar o comércio dos produtos clandestinos e de má qualidade, contribuindo para a melhoria de saúde da população.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao