Aged se reúne com representantes do Grupo Mateus

Empresa esteve na sede da Agência, nessa quarta-feira (22), para buscar informações sobre adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

WhatsApp Image 2020-01-23 at 08.14.44

23/01/2020  08:42

Representantes do Grupo Mateus estiveram, na manhã desta quarta-feira (22), na sede da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) para buscar informações sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O Grupo Mateus demonstrou interesse em aderir ao Sisbi para poder comercializar seus produtos em outros estados, o que poderá ocorrer em uma etapa posterior, pois, nesse primeiro momento, o foco é o segmento de leite e derivados.

“Nesse primeiro momento já estamos focados no leite e, após auditoria, vamos ampliar para outras áreas. Para a gente, o Sisbi é muito importante porque é uma valorização da indústria local. A Aged está mais próxima, mas o responsável pela indústria precisa entender o seu papel no processo, e a principal responsabilidade são os serviços de autocontrole. Sabemos que o Mateus tem um padrão e, por isso, é uma das empresas mais preparadas para receber o Selo Sisbi. A partir da abertura para os demais seguimentos, deve ser uma das primeiras empresas a requerer essa adesão”, destacou a diretora geral da Aged, Fabiola Ewerton.

Segundo o gerente geral do Grupo Mateus, Leandro Ortegal, a empresa está sempre investindo na qualidade de seus produtos e serviços, e o interesse pela adesão ao Sisbi é mais uma demonstração disso. “Este ano, faz 2 anos que abrimos a Central de Fatiamento e Porcionamento, e a gente quer, com o Sisbi, atingir todo o potencial dessa Central. E isso é bom para o estado, é bom para o empresário e é bom para a população. E é muito bom saber que a Aged pensa assim também”, afirmou Leandro Ortegal, que aproveitou para convidar a diretora geral da Aged para visitar a Central de Fatiamento. Pelo Grupo Mateus, participaram também da reunião o responsável técnico Carlos Alberto Guimarães, o gerente Eduardo Guilhon, e a coordenadora de Segurança Alimentar  Caroline Veras.

Para o coordenador de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Aged, Marcelo Falcão, o interesse da empresa pelo Sisbi é natural, principalmente por conta da expansão da Rede para outros estados, como Pará e Piauí. “Uma vez que a rede Mateus se expande para estes estados (Pará e Piauí), se faz necessário que os três estados evoluam à adesão ao Sisbi, e, automaticamente, a rede também evolua no mesmo sentido, para que eles possam fazer essa troca de mercadorias de maneira legal, oficial, sem nenhum tipo de comprometimento, ou barreira, comercial, ou sanitária”, analisou.

A diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Aged, Tânia Duarte, reforçou a necessidade de que implantação dos Programas de Autocontrole para futura adesão ao Sisbi. “A gente tem procurado fazer o estabelecimento entender que é o proprietário que precisa investir para se desenvolver. E isso tem a ver com a implantação dos Programas de Autocontrole”, enfatizou.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao